Operação Carnaval

5 de março de 2011 - 17:33

Nesta quinta-feira, 03 de março de 2011, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará reuniu todo o efetivo para preparação da Operação Carnaval. Foram distribuídas equipes para atender 87 pontos do Estado, sendo mantidas tanto na capital como no interior, as prontidões de incêndio e salvamento.

 

Estão envolvidos na Operação Carnaval 662 bombeiros e  165 viaturas. Dentre as viaturas, 11 Troller’s, 06 Hilux, 16 ambulâncias, 11 ABT’s, 4 ATB’s, 5 ABTR’s, entre outras.

 

No serviço de praia, os profissionais observam a profundidade, a correnteza e as valas de cada região, para que possam orientar os banhistas acerca dos perigos de cada ponto. As equipes receberão apoio de rondas móveis e ambulâncias do serviço de saúde disponíveis na região.  A alocação do efetivo será de acordo com o número de pessoas reunidas em cada área.

 

Serão distribuídos panfletos preventivos e pulseiras de identificação que auxiliarão em caso de perda de crianças. Somados aos bombeiros militares, equipes de guarda-vidas civis,  fornecidos pelas prefeituras e coordenados pelo Corpo de Bombeiros, auxiliarão o serviço de prevenção e salvamento aquático. Nos locais onde houver passeios de barco, toda a tripulação e os passageiros só serão liberados com o uso de coletes salva-vidas e a embarcação nunca poderá exceder o limite de pessoas por embarque.

 

O Corpo de Bombeiros disponibilizará equipes de mergulho em Fortaleza, Icaraí, Sobral, Iguatu e na região do Cariri, que ficarão de sobreaviso durante toda a operação.

 

A Coordenadoria de Atividades Técnicas – CAT enviará especialistas em prevenção e segurança contra incêndio para fiscalizar os palcos, arquibancadas e trios elétricos, quanto ao cabeamento da fiação elétrica, distribuição e validade dos aparelhos extintores,  saídas de emergência, iluminação emergencial e a presença da Anotação de Responsabilidade Técnica de engenheiros filiados ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA.

 

O Comandante Geral, Cel Josileno Vitoriano e o Comandante Adjunto, Cel Marcos Antonio Moreira dos Santos, acompanharão todas as atividades realizadas durante o período carnavalesco.

 

 

 

 

 

<<clique aqui para fazer download do Panfleto Infromativo>>