Ouvidoria

 

A Política de Ouvidoria do Estado do Ceará visa fomentar a participação da sociedade e o exercício do controle social, assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual, com atuação ética, equânime e isenta, por meio da escuta imparcial das partes envolvidas, preservando o direito de livre expressão e julgamento do cidadão.

Nesse sentido, a Ouvidoria atua como canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados.

O Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo do Estado do Ceará, instituído pela Lei nº. 13.875/2007 e alterações, atualmente está regulamentado pelas seguintes legislações:

 

A Rede de Ouvidorias é composta pelas Ouvidorias Setoriais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a quem cabe atuar na apuração e resposta das manifestações apresentadas pelo cidadão. É pautada nos princípios da horizontalidade e descentralização dos processos, exercendo a função de intermediadora dos cidadãos junto às instituições em que atuam, viabilizando um canal de comunicação.

Fale conosco!

Relatórios de Ouvidoria

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

Canais de Acesso pelo Cidadão

A Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE disponibiliza canais gratuitos de atendimento ao cidadão, voltados ao exercício do controle social e ao fomento das políticas públicas, colocando à disposição recursos telefônicos, da rede mundial de computadores e atendimento presencial, de modo a viabilizar com celeridade a recepção e o registro das manifestações apresentadas, tais como: sugestões, elogios, reclamações, críticas, denúncias, solicitações de serviços e informações pertinentes ao Poder Executivo Estadual.

Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria Geral do Estado (Telefone 155)

 

Central 155

O atendimento telefônico, por meio do número 155, é feito pela Central de Atendimento da Ouvidoria, criada em janeiro de 2008, situada na cidade de Canindé. Constitui-se em um dos principais canais receptores e porta de entrada das demandas de ouvidoria de todo o Estado e vem permitindo a universalização dos serviços prestados pela Ouvidoria do Estado do Ceará

 

 

Ceará Transparente

O Ceará Transparente foi feito para facilitar a comunicação entre você, cidadão, e as várias instituições governamentais. O sistema possibilita que você registre novas sugestões, elogios, reclamações e denúncias, acompanhe suas manifestações de forma rápida e simples, além de acompanhar manifestações públicas criadas por outros cidadãos.

No endereço eletrônico cearatransparente.ce.gov.br o cidadão acessa o sistema para registrar sua manifestação.

Redes Sociais (Facebook e Twitter)

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, disponibiliza na internet canais de atendimento para os cidadãos que necessitam fazer contato com a Ouvidoria. Seguindo uma tendência mundial, o Estado também atende sua população através do microblog Twitter (@OuvidoriaCeara) e do Facebook da Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará (@cgeceara) e Instagram (@instagram.com/cgeceara);

Os canais de atendimento nas redes sociais seguem os procedimentos e as regulamentações já existentes para as demais vias de acesso à Ouvidoria. As demandas dos cidadãos que forem recebidas através do Twitter ou Facebook serão cadastradas por técnicos da CGE no Ceará Transparente, de onde serão encaminhadas para os órgãos e entidades do governo responsáveis pelo assunto em questão.

Atendimento Presencial

Além dos canais anteriormente mencionados, O CBMCE disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial ou por correspondência.

Ouvidoria do CBMCE: Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga;

CEP 60010-270 – Fortaleza-CE;

Outros canais de atendimentos

E-mail CGE: ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br;

E-mail CBMCE: ouvidoriacbmce@gmail.com;

Aplicativo Ceara App: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.cearaapp);

WhatsApp da Ouvidoria do CBMCE: (85) 3223-7742)