Comando Geral

 

Coronel Comandante-Geral: José Cláudio Barreto de Sousa

O Cel CG Cláudio Barreto ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará como soldado, em 1990, tendo sido aprovado para o Curso de Formação de Oficiais em 1993. Formado aspirante em 1995, pela Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, atuou no CBMCE, em quase 30 anos de oficialato, em funções como a de gerente de respostas aos desastres da Defesa Civil Estadual, coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade e comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano, do Quartel do Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM) e da 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe (1ªCSMar/BBS).

Estava lotado na Casa Militar antes de assumir o comando-geral da corporação. Possui especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), além de ter concluído com sucesso cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT), Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho.


 

Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Alves Maia

Comandante-Geral Adjunto: Coronel Wagner Alves Maia

O Coronel Wagner Alves Maia, estava lotado no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios-CEPI, é Engenheiro Civil com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e especialização em Gestão de Riscos e Desastres, todos pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, tem também curso de Vistoria Técnica realizado no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e já foi analista de projetos de Segurança contra Incêndio.

Na área de Engenharia do CBMCE foi Vistoriante técnico, analista de projetos, chefe do setor de Vistorias, Chefe do setor de Análise de Projetos, sub diretor e diretor do referido setor.

Atuou também como chefe do setor de engenharia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), onde acompanhou obras de atendimento emergencial nas enchentes de 2009 e 2010, fiscalizando barragens e estruturas hídricas que ofereciam risco de colapso, após esse período acompanhou também diversas obras emergenciais para fornecimento de água potável nos anos de estiagem no Estado. também atuou, quando chefe da engenharia, do processo de modernização do setor, digitalizado todas as fases dos projetos de incêndio sendo o CBMCE, um dos primeiros Estados onde esse processo aconteceu, fazendo do Ceará uma referência nesse tipo de serviço.

 

Diretor de Planejamento e Gestão Interna: Coronel Manoel Hélder de Miranda