Comando Geral

 

Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa

Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa

Coronel Cláudio Barreto estava lotado na Casa Militar. Com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem também cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT), Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho.

Já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual; como coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade; e como comandante dos Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano (CTDH), Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), Salvamento Marítimo do CBMCE, Quartel do Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM) e 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe (1ªCSMar/BBS).


 

Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Alves Maia

Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Alves Maia

O Coronel Wagner Alves Maia, estava lotado no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios-CEPI, é Engenheiro Civil com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e especialização em Gestão de Riscos e Desastres, todos pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, tem também curso de Vistoria Técnica realizado no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e já foi analista de projetos de Segurança contra Incêndio.

Na área de Engenharia do CBMCE foi Vistoriante técnico, analista de projetos, chefe do setor de Vistorias, Chefe do setor de Análise de Projetos, sub diretor e diretor do referido setor.

Atuou também como chefe do setor de engenharia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), onde acompanhou obras de atendimento emergencial nas enchentes de 2009 e 2010, fiscalizando barragens e estruturas hídricas que ofereciam risco de colapso, após esse período acompanhou também diversas obras emergenciais para fornecimento de água potável nos anos de estiagem no Estado. também atuou, quando chefe da engenharia, do processo de modernização do setor, digitalizado todas as fases dos projetos de incêndio sendo o CBMCE, um dos primeiros Estados onde esse processo aconteceu, fazendo do Ceará uma referência nesse tipo de serviço.

 

Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão Interna

Diretor de Planejamento e Gestão Interna - Coronel Manoel Helder de Miranda