CBMCE – 2.361 incêndios em vegetação apagados em 2023

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE - 2.361 incêndios em vegetação apagados em 2023

Localidade de Alegre, no município de Catunda

CBMCE – 2.361 incêndios em vegetação apagados em 2023, nos oito primeiros meses do ano, janeiro a agosto, em todo o Ceará.

A princípio, estes números representam um aumento de 191% ao compararmos com o mesmo período de 2022. O salto é de 1.234 para 2.361 incêndios em vegetação.

Em resumo, durante o ano de 2022, o CBMCE apagou 5.214 incêndios em vegetação. Ou seja, o balanço de 2022 é menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.

Mais um incêndio em vegetação!

Sobretudo, por volta das 13h40 desta 1uarta-feira (30), o Posto Avançado de Ipueiras apagou um incêndio em vegetação na localidade de Alegre, em Catunda AIS 16.

Nesse sentido, o Major José Artêmio Aragão Prado Junior, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão, recebeu a demanda e acionou os bombeiros militares.

Contudo, o combate se estendeu até as 20h20. Além disso, o combate foi a pé com a utilização de bomba costa, devido ao edifício acesso.

Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente André Luiz, os soldados: Lopes, Getúlio e Sérgio.

Prevenção

1. Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. A princípio, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.

2. Como também, mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.

3. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano

Ou seja, precisamos reduzir os impactos da ação humana nestes casos e atear fogo em vegetação é crime federal. No Brasil, o incêndio em vegetação é considerado um crime ambiental. A legislação brasileira estabelece penalidades para aqueles que provocam incêndios em áreas naturais de forma intencional ou negligente.

Assim, a principal lei que aborda essa questão é a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. De acordo com essa lei, no seu artigo 41, é crime “provocar incêndio em mata ou floresta” com as seguintes penalidades:

– Detenção de dois a quatro anos, e multa, quando o incêndio ocorre em área rural.
– Reclusão de dois a seis anos, e multa, quando o incêndio ocorre em área urbana.

Essas penalidades podem ser agravadas, caso o incêndio cause danos significativos à flora, à fauna ou a recursos hídricos, ou ainda se colocar em risco a saúde humana.

Por fim, além da Lei de Crimes Ambientais, existem outras legislações que podem ser aplicadas, como o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e regulamentações estaduais e municipais, que também tratam do tema e estabelecem medidas de prevenção e combate a incêndios florestais.

Disque Denúncia

Toda vez que tiver informações que possam levar a polícia até os criminosos e prendê-los. Ligue 181.