Corpo de Bombeiros orienta como agir em casos de dedo preso em anel

11 de junho de 2021 - 11:36 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros orienta como agir em casos de dedo preso em anel

Corpo de Bombeiros orienta como agir em casos de dedo preso em anel. Você sabia que ao longo do dia nossas mãos incham? E isso devido a mudança climática ou hábitos alimentares. Em decorrência desse inchaço das mãos, os anéis podem entalar nos dedos, prendendo a circulação e causando desconforto. A princípio não dá muita importância, mas logo aquele desconforto torna-se insuportável. Imediatamente o quadro evolui, o dedo fica inchado e muda de cor, daí você entra em dilema, não quero perder meu anel querido e muito menos o seu dedo. Contudo, nem sempre é possível salvar os dois ao mesmo tempo.  Enfim, para alguns casos críticos a única solução possível é serrar o anel.

O que fazer quando seu dedo ficar preso em anel?

O Corpo de Bombeiros do Ceará não quer que você perca seu anel e muito menos seu dedo, penso nisto, a título de prevenção, realizamos uma coletânea de dez formas de retirar o anel preso, tendo o menor desconforto possível. E se for viável, sem que seja necessário serrar seu anel.

Primeiramente, antes de procurar uma ajuda profissional, recomendamos tentar, dependendo do seu caso, uma das técnicas a seguir, que as dividimos em três níveis, sendo: De movimentos (circulares e mãos para o alto) ; De uso de substancias (água e sabão, gelo, água e sal, produtos lubrificantes), Do uso de barbante (cordão, barbante ou fio dental e até luva cirúrgica), De redução do uso de sal. 

1 – De movimentos

Movimentos giratórios

Movimentos circulares

Tentar os movimentos circulares com a ajuda da sua outra mão. A recomendação é tentar movimentos delicados para que o anel não fique ainda mais emperrado em seu dedo. Esse método pode funcionar com esforço mediano caso seu dedo não esteja tão inchado. Indicado para os casos iniciais de dedo preso em anel.

Mãos ao alto (e anel preso no dedo também)

Manter a mão que está inchada para cima por alguns minutos pode ser um facilitador. Isso porque com as mãos para o alto a circulação melhora. Então, coloque a mão para o alto e torça para que haja bastante circulação e que o inchaço diminua. Por mais que pareça uma brincadeira.

2 – De uso de substâncias

Lavar as Mãos

Água e sabão

Usar sabão em torno do anel preso no dedo. Dessa forma, a composição escorregadia vai passando entre o dedo e o anel, facilitando seus movimentos. Você pode fazer movimentos giratórios, ao mesmo tempo que passa o sabão.

Imersão no gelo

Gelo

Deixar sua mão submersa em água com gelo, para que ela vá desinchando aos poucos. No entanto, não deixe sua mão submersa muito tempo seguido. O gelo facilita a diminuição do inchaço, por isso, quando você retirar a mão a imersão, provavelmente o anel saíra com maior facilidade.

Água e sal

Combater o inchaço. pondo a mão imersa em mistura de água com sal. Não há comprovações científicas de sua eficácia, mas não custa tentar. E, claro, essa é a famosa receita de vovó. Verificar se o seu inchaço diminuiu.

Produtos Lubrificantes

Usar produtos lubrificantes, como óleo de cozinha mesmo. Caso a água e sabão não consigam deixar o dedo escorregadio, uma opção é usar esses produtos, que certamente vão deixar seu dedo bem mais escorregadio e a chance do anel passar por ele é maior.

3 – De uso de barbante

Como tirar anel com linha

Uso de barbante

Usar a técnica da linha, considerada a técnica mais eficaz para a remoção do anel preso no dedo. Então, para que ela funcione, você deve passar uma ponta da linha embaixo do anel. Você pode ter o auxilio de uma agulha caso o dedo esteja muito inchado.

Depois vá passando a linha até a ponta do dedo, dando voltas firmes, porém não muito apertadas. Em hipótese alguma seu dedo pode ficar roxo, então cuidado com a pressão das voltas. Provavelmente, após esse procedimento seu anel sairá facilmente.

Fio DentalUso do fio dental

Usar o fio dental é um objeto que quase sempre temos em casa. Ele pode ser um substituto para linha usando a mesma técnica descrita acima. O fio dental deve ser passado por baixo do anel e depois deve cobrir toda extensão do dedo com voltas firmes, mas não muito fortes. Dessa forma, é possível passar o anel pelo dedo para sua remoção.

Com o mesmo procedimento, também é possível se utilizar uma luva cirúrgica no lugar do barbante.

4 – De redução do uso de sal

Sal e água

Reduza a ingestão de sal em sua alimentação

Evitar o uso de produtos com sódio (sal). Essa simples atitude vai diminuir o inchaço. Ao evitar esse consumo, seu corpo certamente ficará menos inchado e o anel poderá sair com maior facilidade.

5 – Procure ajuda profissional

Médico

Após tentar as possibilidades supracitadas, mas Infelizmente, não conseguiu soltar o seu dedo do anel, o melhor é que procure um profissional. Bombeiros e médicos são capacitados para fazer essa remoção. Algumas vezes é necessário serrar o anel, mas certamente você se livrará do problema.

Prevenir também é uma solução!

Para evitar passar por esse desconforto, você pode prestar atenção em algumas dicas: Não usar anéis de outras pessoas, assim como, evitar usar anéis em dias muito quentes, nos quais você fique exposto ao sol por longo período. Como também, recomendamos retirar os anéis para se fazer as tarefas domésticas, igualmente para trabalhos que envolvam riscos. Sempre evite usar anéis durante atividades esportivas. Em suma, ao sentir que o anel está causando desconforto, remova-o imediamente.

Atuação dos bombeiros militares

De acordo com o 1º Tenente Danillo Cidreira dos Santos de Almeida, ” situações como essa são corriqueiramente atendidas nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da Corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. Contudo, recomendamos que, primeiramente, quando possível, a vítima deverá se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, que os bombeiros militares deverão atuar”. Ressaltou o Oficial.

Nesses casos há a possibilidade de uso de três técnicas. Na primeira técnica, é utilizado um protetor de dedo e uma tesoura de cortar vergalhão 12”. Já a segunda é utilizada a técnica do barbante e a terceira se utiliza um material mais refinado, uma mini retífica com eixo extensor adaptado com disco de corte, pinça cirúrgicas, campo fenestrado e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Somente utilizamos a mini retífica como último recurso para a retirada do anel preso. Em casos mais graves, se faz necessário a anestesia local para que o procedimento seja realizado. Na oportunidade, recomendamos evitar ao máximo o uso de anéis e congêneres em crianças, pois estas crescem rapidamente, sendo recorrente ocorrências envolvendo crianças.

Leia mais:

Bombeiros retiram anel preso em dedo de criança no Eusébio 

Bombeiros retiram anel preso de criança na UPA da Pajuçara, em Maracanaú