CBMCE: A importância das Classes de incêndio no combate ao incêndio

15 de junho de 2022 - 08:47 # #

Ascom CBMCE | CBMCE: A importância das Classes de incêndio no combate ao incêndio

CBMCE: A importância das Classes de incêndio no combate ao incêndio

A princípio, conhecer sobre as classes de incêndio é fundamental para a operação de extintores e agentes de extinção. Sim, conhecer qual classe de incêndio ajuda para que o combate ao incêndio seja mais eficiente e seguro.

Como também, além de usar o agente de extinção adequado, é fundamental saber operar o extintor, pois cada tipo de extintor corresponde a uma classe de incêndio.

A importância de distinguir as classes de incêndio

Quando estamos diante de uma situação que envolve perigo com fogo, pensamos automaticamente em água. Nossa mente já sabe que a água consegue apagar e conter o fogo. Com isso, pensamos que encontrar uma mangueira para o transporte da água é suficiente.

Alerta, nem todo incêndio se apaga usando somente água. Para tanto, deixamos claro que existem diferentes classes de incêndio. Esses tipos se classificam como classe a, b, c, d, k de incêndio.

Em suma, é importante conhecermos cada uma dessas classes, assim como quais são as classes de extintores para cada incêndio.

Classes de incêndio e suas características

Desse modo, apresentamos as classes de incêndio, assim como quais são os extintores específicos para cada uma destas.

Classe A

A princípio, a classe A é comum nos incêndios que acontecem em materiais sólidos como por exemplo: tecido, algodão, borracha, papel e madeira. Assim como, uma característica é que este tipo de incêndio apresenta resíduos como cinzas ou carvão.

Contudo, no combate a incêndios com estas características, o ideal é utilizar extintores que são à base de água (H²O). Esse tipo extintor apaga o incêndio por meio da formação de uma camada aquosa que umedece e resfria, apagando a chama.

O agente de extinção é a base de água, como também, após sua utilização o incêndio passa a ter dificuldade em reacender.

Classe B

Em suma, o incêndio desta classe acontece em líquidos ou até mesmo gases inflamáveis, da mesma forma sólidos que se liquefazem. Como exemplo, temos a gasolina, graxas, querosenes, óleos, parafinas e demais derivados de petróleo.

Para o combate seguro e eficiente desta classe de incêndio, classe B de fogo, é indicado o extintor a base de pó químico e/ou gás carbônico. Essas classes de extintores de incêndio, B e C, atuam por meio do abafamento das chamas, interrompendo a combustão.

Importante, a utilização de gás carbônico, classe C, deve ser evitado em ambientes pequenos, sendo substituído pelo pó químico, classe B, para se evitar uma situação asfixiante.

Classe C

Em síntese, a classe de incêndio tipo C, acomete aparelhos elétricos e equipamentos ligados a fonte de energia. Como exemplo, temos as máquinas de lavar, microondas, geladeiras, motores, computadores e demais aparelhos.

De tal forma que, para o combate, as classes de extintores de incêndio ideais são a de gás carbônico, classe C, que é a ideal e mais recomendada, e/ou pó químico, classe B. Lembrando que a classe de extinção a base de água, classe A, ou outras podem agir como condutores de eletricidade, podendo ensejar riscos de choques.

Classe D

De conformidade com a literatura preventiva contra incêndio, esta classe de incêndio, classe D, Inclui os metais pirofóricos como o sódio, magnésio, zinco, selênio, titânio, lítio, potássio e outros. Com o intuito de obtermos uma extinção segura e eficiente, o ideal é utilizar os extintores especiais de pó químico, pois estes metais geram oxigênio na queima.

Alerta, nunca utilizar outros tipos e classes de extintores para apagar estes incêndios da classe D, pois podem ensejar grandes riscos.  

Classe K

A classe k de incêndio, está relacionada à classe de incêndio que inicia em gorduras, de animais ou vegetais. Portanto, acontece geralmente em frigideiras, equipamentos de frigideiras, assadeiras e grelhas. Ou seja, em cozinhas.

O agente de extinção adequado para sua extinção é com soluções aquosas de acetato de potássio, que esfria e isola o combustível do oxigênio, apagando o fogo.

Por fim, esperamos que agora você já tenha compreendido que é importante conhecer um pouco mais sobre as classes de extintores, bem como, saber que para a extinção eficiente e segura dos incêndios de cada classe requer um tipo de extintor específico.

Vidas alheias e riquezas salvar!