Corpo de Bombeiros resgata funcionário em equipamento de rapel

15 de fevereiro de 2024 - 09:13 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Salvamento 1 | Batalhão de Busca e Salvamento

Um funcionário de uma empresa de publicidade ficou preso em uma cadeira suspensa a 12 metros de altura enquanto trabalhava na fachada de um Shopping em Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Área Integrada de Segurança 4 da Capital.

O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 5h07. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou a guarnição de salvamento 1 para o local.

Contudo, os bombeiros militares conseguiram resgatar o funcionário de 19 anos, que não sofreu ferimentos. Em resumo, o sistema da cadeira tipo rapel travou quando ele estava trocando uma placa publicitária.

Por fim, a guarnição que atendeu a ocorrência, 2º tenente Dantas, subtenente Márcio, cabo Moraes e soldado Xavier.

Corpo de Bombeiros resgata funcionário em equipamento de rapel

Resgate de vítima em cabo paralelo

🪢 Essa é uma técnica utilizada quando esportistas ou trabalhadores da construção civil, principalmente, ficam presos em seus sistemas, dando problema na corda, no equipamento ou mesmo de saúde, podendo estar inconscientes.

👨🏽‍🚒 Bombeiros de busca e salvamento realizam o resgate nas mais diversas situações. O ideal neste caso é que fossem utilizadas polias de base chata e nó “prússik” para captura de progresso.

Está é apenas uma forma das mais diversas variações que podem ser executadas.