Corpo de Bombeiros e Samu resgatam senhor de topa de duna

6 de agosto de 2023 - 18:11 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros restada senhor de topa de duna

Corpo de Bombeiros restada senhor de topa de duna, na Sabiaguaba, na CE 010, AIS 7.

Primeiramente, na tarde deste Domingo, 6 de agosto de 2023, por volta das 10h50, a Guarnição de Salvamento 2 deu apoio à Unidade de Suporte Básico (USB 27) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em uma missão delicada de resgate.

Ou seja, um senhor, cearense de 47 anos de idade, que se encontrava no topo da duna sofreu uma síncope, deixando-o impossibilitado de descer por meios próprios.

A vítima estava acompanhada de esposa e um sobrinho.

O resgate

De acordo com o tenente Brasil, “utilizamos uma maca cesto, cabos e mosquetões para empreender uma descida controlada”, esclareceu o comandante do socorro.

Contudo, após o resgate bem-sucedido, estavam presentes o condutor Júlio Bezerra e os técnicos em enfermagem Paula Miranda e Kelvya, representando o Samu, que conduziram a vítima para uma avaliação intra hospitalar.

Nesse sentido, também somaram esforços no resgate, pela Motolância: Charlie, Herlon Braga e Waldery.

Por fim, pelo salvamento 02, guarnição formada pelo tenente Brasil, sargento Ribeiro, cabo Gleison e soldado Muhara.

A ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e o Samu, contando com o apoio de outras equipes especializadas, é um exemplo do comprometimento e dedicação dos profissionais da área de saúde e resgate, que não medem esforços para preservar vidas e garantir o bem-estar da população.

Corpo de Bombeiros restada senhor de topa de duna

A maca cesto

A maca cesto é um equipamento essencial e de extrema importância em operações de resgate em altura. Trata-se de uma maca especialmente projetada para facilitar o transporte seguro de vítimas que precisam ser resgatadas de locais elevados, como prédios, torres, montanhas, ou qualquer lugar de difícil acesso.

Em resumo, a maca cesto oferece uma plataforma segura e estável para a vítima durante o processo de resgate. Se projetou a maca om materiais resistentes e possui cintos e tiras que garantem que a pessoa seja imobilizada adequadamente. Ou seja, para evitar lesões adicionais durante o transporte.

Batalhão de Busca e Salvamento – 2ª Companhia de Busca e Salvamento – Salvamento 02.