Ouvidoria do CBMCE divulga relatório semestral de seus atendimentos

11 de julho de 2023 - 10:30 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE registra aumento significativo nas manifestações de Ouvidoria no primeiro semestre de 2023.

Fortaleza, 10 de julho de 2023 – A Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou hoje seu relatório semestral, abrangendo o período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023. O relatório revela um aumento substancial no número de manifestações recebidas em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o relatório, o CBMCE foi o 8º órgão com mais manifestações de Ouvidoria no primeiro semestre dentre as 61 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, totalizando 1.198 manifestações. Esse número representa um aumento de mais de 240% em relação a 2022. Dentre as manifestações recebidas, 1.193 já foram finalizadas e apenas 5 estão aguardando uma resposta definitiva.Ouvidoria do CBMCE divulga relatório semestral de seus atendimentos

Um aspecto positivo destacado no relatório é a resolubilidade das manifestações, que se mantém em 100%. A meta estabelecida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado é de 94%, e a corporação tem se empenhado em superar essa expectativa. Além disso, o tempo médio de resposta às manifestações foi de 2,08 dias, ficando bem abaixo do prazo legal de 20 dias.

O relatório também abordou o grau de satisfação dos cidadãos em relação à Ouvidoria do CBMCE, que se encontra em 78%. Essa porcentagem atingiu a meta estipulada para o período. A Ouvidoria desempenha um papel fundamental no estreitamento da relação entre a corporação e a sociedade. Ou seja, permite que os cidadãos expressem suas opiniões, sugestões e reclamações.

Ouvidoria do CBMCE divulga relatório semestral de seus atendimentos

Em síntese, uma constatação importante do relatório é que 80% das manifestações recebidas referem-se a solicitações de serviços, principalmente relacionadas à emissão do certificado de conformidade da corporação. Esse dado demonstra a relevância do serviço prestado pelo CBMCE e a confiança depositada pela população.

No âmbito das áreas de atuação do CBMCE, o Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios foi responsável por 92% das demandas recebidas pela Ouvidoria. Essa informação servirá como subsídio para aprimorar as ações preventivas e os processos internos relacionados à prevenção de incêndios.

Clique aqui e acesse a todas as informações detalhadas e análises do relatório semestral de Ouvidoria do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará continuará trabalhando incansavelmente para aprimorar seus serviços, fortalecer o diálogo com a sociedade e garantir a segurança e a satisfação da população cearense. O cidadão pode acessar a ouvidoria através dos seguintes canais: