Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

7 de março de 2023 - 20:00 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano - Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade.

O Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) idealizou e mantém o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).

Como se inicia um núcleo do PSBS

Inicialmente, para dar início a criação de um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) na comunidade basta um ofício ao Coronel Comandante Geral do CBMCE. Nesse sentido, a comunidade envia um pedido ao Corpo de Bombeiros. Logo depois, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) realiza um estudo de viabilidade.

De acordo com o Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto, “a melhor idade, os idosos, recebem atividade física de baixo impacto e lúdica”.

O Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS)

A princípio, o PSBS nasceu em 2003, como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Como também, a finalidade planejada almejava alcançar a melhor idade, por meio de atividades físicas que proporcionassem a integração social e o bem-estar coletivo.

Ainda assim, com o objetivo de realizarmos campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestarmos esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos.

Todavia, durante a pandemia da Covid-19, o projeto passou a ser transmitido por meio de lives no canal do Youtube do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e também ao vivo pela TV Ceará.

Reconhecimento

Em síntese, em 2019, o governador Camilo Santana sanciona a Lei que tornou esta iniciativa Política de Estado.

Por fim, o PSBS iniciou em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, se expandiu. Atualmente se realiza em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 27.100 mil pessoas, com 411 núcleos distribuídos em 33 municípios, cadastradas junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Vidas alheias e riqueza salvar!