JBV | CBMCE – Formatura de conclusão de 2022

Ascom CBMCE | JBV | CBMCE - Formatura de encerramento ano letivo de 2022

JBV | CBMCE - Formatura de encerramento ano letivo de 2022

Jovem Brigadista de Valor | Formatura de conclusão do ano letivo de 2022

JBV | CBMCE – Formatura de encerramento ano letivo de 2022. Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A princípio, na tarde desta sexta-feira (15), se realizou a formatura de conclusão dos formandos do curso Jovem Brigadista de Valor (JBV) de 2022. A cerimônia iniciou às 16h00 com a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A solenidade ocorreu no ginásio da corporação e contou com a presença do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo roque de Araújo, do comandante-geral adjunto  Zélio Menezes, do comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), Homero Catunda, além dos seguintes oficiais: tenente coronel Renato, major Wilson, capitão Plutarco, capitão Rodrigo, capitão Davio,  capitão Aguiar e da reserva remunerada (RR), o major Machado e o 2º tenente Adriano.

JBV | CBMCE - Formatura de conclusão de 2022

Aluna jbv (Íngride almeida estevão al comandante do jbv – formandos 2022).

A turma que encerrou o ciclo do JBV em 2022 é composta por alunos de 41 unidades do jbv localizados em vários bairros de fortaleza. Esta é a primeira turma a ingressar após a pandemia.

A formatura teve início com a comandante-aluna dos formandos 2022 Ingryde Almeida Estevão, solicitando formalmente ao coronel comandante-geral autorização para iniciar a formatura.

Homenagens

Assim como, os alunos destaques do JBV 2022 foram homenageados: Elyson de Lima Costa, Esther Matos da Silva, Ingryde Almeida Estevão, João Heitor Souza de Almeida, Maxciele Souza de Oliveira e Raquel Celestino de Oliveira.

destaques JBV 2022

JBV | CBMCE - Formatura de conclusão de 2022

Aluna destaque formandos JBV 2022 Raquel Celestino de Oliveira, recebendo certificado de honra ao mérito pelo comandante Ronaldo Roque de Araújo

JBV | CBMCE - Formatura de conclusão de 2022

O pavilhão nacional foi conduzido pelo aluno jbv (João Heitor Souza de almeida al do jbv) JBV | CBMCE - Formatura de conclusão de 2022

homenageados amigos do JBV: coronel José Cláudio Barreto de Sousa, major RR Antonio Maria Machado e tenente Francisco Adriano de Sousa

O certificado de amigo do JBV, pelos relevantes serviços prestados à instituição e aos projetos sociais. O diploma simboliza o reconhecimento do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE quanto à importância da cooperação entre a comunidade civil e militar.

O juramento

Na formatura, o juramento da turma foi lido pela aluna JBV Gleicyara Souza Santos e o discurso simbolizando os formandos jbv 2022 foi lido pelo orador das turmas, a aluna JBV Maria Dafne Rocha Braga.

Banho de batismo

No final da formatura os alunos tomaram um banho que simboliza o batismo dos formandos, enaltecendo a tradição nos cursos em nossa instituição.

JBV | CBMCE - Formatura de conclusão de 2022

Um pouco mais sobre o JBV

O projeto jovem brigadista de valor – jbv tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Atualmente atendemos 4.839 brigadistas em 132 núcleos, sendo 41 em fortaleza, 25 na região metropolitana de fortaleza e 66 no interior do Estado do Ceará.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Álbum de fotos da solenidade.

Vidas alheias e riqueza salvar!