Jovens Brigadistas de Valor realizam visita técnica na Arena Castelão em Fortaleza

30 de agosto de 2023 - 17:09 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)

Nesta manhã de segunda-feira, 28 de agosto, os alunos do Programa Jovem Brigadistas de Valor (JBV) realizaram visita técnica na Arena Castelão. AIS 7.

A princípio, o capitão Waldomiro Loreto, Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), coordena os núcleos Nova Metrópole e Jurema, ambos de Caucaia, AIS 11 do Estado.

Os alunos também conheceram os sistemas preventivos contra incêndio e pânico da Arena Castelão.

Como também, os alunos visitaram os vestiários, puderam ir até o gramado, visitaram o museu que conta a história do futebol cearense e do estádio inaugurado em 1973.

Ou seja, no museu, foi possível ver de pertinho peças antigas pertencentes a clubes, são elas, as taças, camisas e alguns pertences de ex-jogadores.

Um pouco mais sobre o Jovem Brigadista de Valor (JBV)

Primeiramente, o programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

A formação humana, cívica e profissional difundida no JBV, busca elevar esse jovem a um nível de compreensão e experiência que permita acesso mais fácil ao convívio social salutar e ao engajamento no voluntariado.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Vidas alheias e riqueza salvar!