Corpo de Bombeiros resgata vítima de queda de cachoeira em Baturité

23 de janeiro de 2022 - 21:25 # #

Ascom CBMCE | 5ªCia/4ºBBM - Quartel de Guaramiranga

Corpo de Bombeiros resgata vítima de queda de cachoeira em Baturité

Bombeiros Militares de Guaramiranga resgatam vítima de queda de cachoeira em Baturité

Corpo de Bombeiros resgata vítima de queda de cachoeira em Baturité. Na tarde deste domingo (23), por volta das 16 horas, os bombeiros militares de Guaramiranga (5ªCia/4ºBBM) resgataram uma vítima de queda de cachoeira, em Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

O acionamento ocorreu por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM), com sede em Guaramiranga, se deslocaram para a Cachoeira do Perigo que se localiza em Baturité.

De acordo com o 3º sargento Francisco Gilberlan Rodrigues, “chegando ao local, constatamos a veracidade das informações preliminares, onde uma jovem de 28 anos de idade, natural de Fortaleza/CE, acompanhada de amigos foram a região da chamada Cachoeira do Perigo para apreciar a paisagem e registrar com fotografias, quando escorregou nas pedras e deslizou em torno de 10 metros cachoeira abaixo”, relatou o comandante do socorro.

CBMCE resgate de vítima com queda de cachoeira

Corpo de Bombeiros resgata vítima

Em virtude da inclinação da cachoeira, a guarnição teve dificuldade de acesso ao local onde a vítima se encontrava. Apesar da queda, a vítima se encontrava consciente e orientada, foram realizados controles de hemorragias, como também, imobilização e utilização de prancha longa e maca cesto, além de cabos e mosquetões de modo a vítima ser conduzida com a máxima segurança mas com conforto e estabilizada. Todo o zelo se deu por conta da vítima se encontrar com lesões na face, com provável fratura de mandíbula e perda de dentes, assim como uma laceração no tornozelo direito. Todo o trajeto foi apoiado por populares que somaram esforços em prol do resgate da jovem de 28 anos.

O resgate ocorreu em dois momentos, o primeiro, o içamento da vítima do local da queda para o patamar da trilha. Enquanto que o segundo foi conduzir a vítima pela trilha até o local de embarque na ambulância que seguiu para uma unidade de pronto atendimento em Baturité e logo depois foi transferida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para um hospital de trauma em Fortaleza.

CBMCE resgate de vítima de queda de cachoeira

Em síntese, atuaram no resgate, o 3º sargento Gilberlan, cabo Gabriel, soldado Lúcio, soldado Anderson e soldado Campos.