Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu de laje em Fortaleza

26 de novembro de 2021 - 19:02 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu de laje em Fortaleza

Bombeiros Militares resgatam operário que caiu de laje em Fortaleza

O Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu de laje em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou com sucesso o resgate de um operário que caiu, do 8º para o 7º andar, uma altura aproximada de 5 metros. O acidente ocorreu na Rua Floriano Peixoto, no Bairro: Centro, na tarde desta sexta-feira (26). A vítima, um senhor de 34 anos de idade, foi imobilizada pela guarnição de busca e salvamento 1 e conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), consciente e orientada, para uma unidade hospitalar em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

De acordo com o 1º tenente Ronaldo Pacífico Xavier da Silva, “a vítima se queixou de dores na região do ombro e teve um pequeno corte na cabeça”, relatou o comandante da guarnição de busca e salvamento 1 da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS).

Resgate

A vítima permaneceu na mesma posição da queda até a chegada de socorro especializado, que conduziu as manobras necessárias, com equipamentos apropriados para sua estabilização e remoção com segurança após uma queda aproximada de 5 metros de altura. A vítima foi imobilizada e colocada em uma maca e posteriormente descida utilizando cabos para o piso do 7º andar.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º tenente Pacífico, subtenente Washington, subtenente Rios e subtenente Acelino Lima.

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros em casos como esse é que a população ligue para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por meio do telefone 193 para acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros mais próximo, de modo que o salvamento ocorra de maneira segura. Não se deve mexer a vítima para evitar que seu quadro se agrave.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, para trabalho em locais elevados, sempre se deve observar os cuidados previstos na Norma Regulamentadora Nº 35 (NR 35). Como também, independente da altura, o Corpo de Bombeiros reitera a necessidade dos trabalhadores da construção civil quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tendo vista que o acidente ocorrido poderia ter sido evitado caso tivesse atendido as normas de segurança vigentes.

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho