Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu de andaime em Fortaleza

17 de novembro de 2021 - 17:19 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE resgata operário

Bombeiros Militares resgatam operário que caiu de andaime em Fortaleza

O Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu de andaime em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de um operário que estava pintando a sacada de um prédio quando veio a despencar, ficando dependurado nos andaimes. O acidente ocorreu no Bairro: Damas, na manhã desta quarta-feira (17). A vítima, um Senhor de 55 anos, foi imobilizada pela guarnição de socorro de urgência, resgatada pela guarnição de salvamento e conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), consciente e orientada, para uma unidade hospitalar em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

De acordo com o 1º tenente Teófilo, “pelas dores apontadas, a suspeita é que a vítima sofreu fratura do colo do fêmur, assim, como relatou fortes dores no joelho direito, na região lombar e no tórax”, relatou o comandante do socorro.

Resgate

A vítima permaneceu na mesma posição da queda até a chegada de socorro especializado, que conduziu as manobras necessárias, com equipamentos apropriados para sua estabilização e remoção com segurança de uma altura aproximada de 6 metros de altura, 2º pavimento. A vítima foi imobilizada e colocada em uma maca e posteriormente descida se utilizando de uma escada como trilho.

Para o resgate foram acionadas duas equipes de bombeiros militares, uma de busca e salvamento, o salvamento 1 e outra de atendimento pré-hospitalar, alfa 1. Igualmente, a guarnição imobilizou a vítima e a resgatou do andaime, utilizando uma maca, cordas e escada, após atendimento de emergência a vítima foi conduzida pelo SAMU para uma unidade de pronto atendimento.

CBMCE salvamento em altura

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros em casos como esse é que a população ligue para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por meio do telefone 193 para acionar imediatamente o CBMCE da região e o salvamento ocorra de maneira segura. Não se deve mexer a vítima.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, para trabalho em locais elevados, sempre se deve observar os cuidados previstos na Norma Regulamentadora Nº 35 (NR 35).

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho