CBMCE atinge 94,3% de satisfação entre os cidadãos usuários das transmissões do PSBS

2 de agosto de 2021 - 20:04 # # # # # # # #

Texto: Subtenente QPBM Domingos Neto - Ouvidoria do CBMCE

Pesquisa realizada pela equipe da Ouvidoria Setorial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, com apoio da Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) e do Comando Geral da Instituição, entre os dias 1º a 9 de julho, investigou o nível de satisfação dos usuários dos serviços de transmissão ao vivo das aulas do Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Através dos questionários disponibilizados na internet, os cidadãos puderam avaliar a qualidade das transmissões, informar pontos positivos e sugerir ações para o aperfeiçoamento do serviço.

A investigação da satisfação dos consumidores tornou-se se um fator imprescindível para que empresas e entidades públicas verifiquem se estão atingindo seus objetivos. Uma gestão que busque qualidade tende a obter uma maior satisfação dos seus clientes e essa estratégia pode ser adotada também nos serviços públicos.

Algumas informações obtidas nas pesquisa

Dos 177 (cento e setenta e sete) cidadãos que responderam ao questionário, 158 (89,3%) são do gênero feminino e 19 (10,7%) do gênero masculino. A faixa etária de maior predominância foi a de entre 41 a 60 anos (52%), seguida pela de 61 a 80 anos (41,8%).

O canal da instituição no YouTube (CBMCE193) mostrou-se um forte meio de comunicação com o cidadão das Lives, pois 67,8% dos entrevistados utilizam esse canal oficial do CBMCE.

Os resultados mostram que 94,3% dos cidadãos usuários do serviço estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as transmissões ao vivo. Esse resultado indica que os responsáveis pela transmissões estão conseguindo levar aos cidadãos uma experiência adequada à expectativa, de forma que 90% dos pesquisados informaram que indicam a seus conhecidos, amigos e familiares a assistir e participar das aulas transmitidas. Dessa forma, as transmissões ao vivo das aulas do PSBS enquadram-se junto aos cidadãos usuários pesquisados na zona de excelência, com um índice de 88,3%.

QUADRO COM A NUVEM DE PALAVRAS CITADAS PELOS USUÁRIOS DURANTE A PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Palavras do cidadão

Durante a pesquisa, o cidadão também teve a oportunidade de deixar elogios, sugestões, críticas, depoimentos e impressões sobre as transmissões ao vivo. Abaixo, algumas frases extraídas das respostas obtidas dos cidadãos usuários:

“Só parabenizar por todo empenho ao povo cearense!” Pesquisado 15. Sexo masculino, 21 a 40 anos.

“Quero agradecer e parabenizar a todos que fazem e organizam as lives e todo o projeto PSBS, estamos com muita saudades das aulas presenciais e esperamos com ansiedade a volta, mais uma vez muito obrigada por tudo.” Pesquisado 108. Sexo Feminino, 41 a 60 anos.

Excelente essa ideia das lives, pois nesse período de pandemia ajudou bastante” Pesquisado 62. Sexo masculino, 41 a 60 anos.

Exigência legal

A realização de avaliação contínua de serviços públicos é uma exigência da Lei nº. 13.460, de 26 de junho de 2017, que trata sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública e o Corpo de Bombeiros do Ceará busca dar início a suas avaliações, ciente dos desafios a serem enfrentados, visando adequar-se as legislações e melhorar seus serviços.

Acesse aqui o relatório completo da pesquisa de satisfação.