57ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Quartel Central

8 de julho de 2021 - 15:22 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

57ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço

57ª Semana de Prevenção – Bombeiro de Aço é realizada no Quartel Central. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, entre os dias 27 de junho e 2 de julho, a 57ª Semana de Prevenção. A programação da 57ª Semana de Prevenção contará com operações, apresentações, exposições, competições internas e palestras on-line transmitidas pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

Na sexta-feira, 2 de julho, último dia da Semana de Prevenção, ocorreu uma solenidade, no Quartel do Corpo de Bombeiros, referente ao Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro, que contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que entregou viaturas para a instituição e anunciou a convocação de 204 bombeiros militares do último concurso. Concomitante a solenidade, se realizou a competição Bombeiro de Aço que foi prestigiada pelo Comandante Ronaldo Roque e pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Delegado Federal Sandro Caron.

Bombeiro de Aço

O Bombeiro de Aço é uma  competição operacional com bombeiros militares de todo o Estado, que foi o ponto culminante da 57ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os bombeiros demonstraram bastante garra e persistência durante as provas. A competição foi  composta por uma escadaria de três andares onde o bombeiro sobe carregando uma mangueira, totalmente equipado com roupas de combate a incêndio e respirando com cilindro de ar comprimido.

Logo em seguida, no topo da escadaria se iça uma mangueira e após a descida vem o deslocamento com o martelo, o slalom, que é uma corrida se desviando dos obstáculos, o arrastamento da mangueira pressurizada até o ponto onde se atinge uma alvo, simulando um pacote, ataque de combate um incêndio, e finaliza com a retirada da vítima do local até a linha de chegada.

O Bombeiro de Aço segue as normas de competições internacionais, exige bastante preparo físico e leva os bombeiros a enfrentarem seus limites. A premiação dos bombeiros e bombeiras vencedoras foram entregues na sexta-feira, 2 de julho.

O bombeiro militar esta com seu equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA).

O bombeiro militar precisa acertar o alvo com um jato d’água.

A vítima pesa 80 quilogramas e o EPI mais a EPRA mais 20 quilogramas. Confira as fotografias:

Resultado final da competição em todas as categorias, clique aqui!