Corpo de Bombeiros recebe do Governo do Ceará 137 equipamentos e viaturas

6 de julho de 2021 - 12:14 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros recebe do Governo do Ceará 137 equipamentos e viaturas

A entrega dos equipamentos e viaturas marcam o Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado em 2 de julho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu do Governo do Ceará um reforço de 137 equipamentos e viaturas. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (2) pelo governador Camilo Santana que entregou novas viaturas e equipamentos para a corporação. 2 de julho marca o Dia Nacional dos Bombeiros Brasileiros.

Estiveram presentes no momento da entrega, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque de Araújo, o comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Zélio Menezes, que também aniversariou, e o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo de Holanda.

“Estamos fazendo mais essa entrega para fortalecer e garantir que os nossos bombeiros e policiais militares possam realizar seu trabalho da melhor forma possível, com o que há de melhor. Temos importado equipamento da Alemanha. Estamos aguardando receber, da Alemanha, a escada Magirus e uma série de equipamentos importantes. O que há de mais moderno no mundo nós estamos adquirindo para o trabalho dos bombeiros”, afirmou Camilo Santana.

coronel Anderson, comandante dos bombeiros do interior (CBI) e comandantes de batalhões e companhias

Com investimento total de R$ 6.623.705,84, o Governo do Ceará entregou, para reforçar e ampliar o trabalho na Capital e no Interior, nove viaturas tipo Pick Up, cinco veículos Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 kits de desencarceramento e 109 equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma.

O titular da SSPDS parabenizou a corporação e destacou que o apoio e investimento recebidos pelo CBMCE contribuem para garantir a segurança, integridade e proteção de toda população cearense. “Esses veículos ABTS foram customizados conforme projeto e necessidades dos Bombeiros Militares do Ceará, com que o há de melhor para todos eles. Equipamentos, também, de proteção individual, sempre se preocupando em garantir a proteção dos nossos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e as melhores condições de trabalho”, enfatizou Sandro Caron.

Para o comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, a iniciativa representa a valorização dos homens e mulheres que compõem a corporação. “Nesse momento de celebrar e de agradecer a Deus pelo nosso trabalho e nossa ação, é um momento também de agradecer ao senhor [governador]. Porque o senhor, dentro das políticas de segurança pública estadual, vem desenvolvendo a valorização do servidor, através do ingresso de pessoas, da vacinação, dos equipamentos de proteção individual; e investimentos em equipamentos, como a gente está vendo aqui, essas viaturas adquiridas mesmo diante do cenário preocupante pandêmico que o Estado vive, mas o senhor enxerga sempre a Segurança Pública. Isso é motivo de orgulho e vontade de trabalhar”, agradeceu em nome de todos os bombeiros do Estado do Ceará.

O coronel Holanda, que já foi comandante-geral do CBMCE, reforçou que o investimento feito pelo Governo do Ceará deixa um legado importante. “O Corpo de Bombeiros, em mais de 90 anos, tem o seu maior efetivo. Em termos de equipamentos, viaturas de combate a incêndio, que é o coração do nosso sistema, só no segundo governo do senhor [Camilo Santana], o senhor entregou 10”.

As novas viaturas já atuam no reforço do serviço de Praia, na foto, próximo a Pedra Furada em Jericoacoara

além do transporte de material e pessoal a viatura dispõe de um reboque e carreta para o transporte da moto aquática

Em Canindé, o Frei Antônio e o Freio Gilmar abençoaram e benzeram a viatura, tendo a Basílica de São Francisco por testemunha

a viatura de busca e salvamento (ASP 43) nos pés da estátua de São Francisco, em Canindé

em Canindé, a nova Pick Up ao lado do novo kit de desencarceramento

Corpo de Bombeiros evita três afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

na Praia do Futuro em Fortaleza, a nova Pick Up, no Posto de Guarda-vidas 08 (PGV 08)

57ª Semana de Prevenção - 02 de Julho é o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro

o auto bomba tanque e salvamento (ABTS) ao lado da Pick Up de salvamento e serviço de praia

Dos Equipamentos

“A nossa intenção é equipar a Corporação com o que há de melhor em termos de tecnologia voltada para o combate a incêndio e salvamento e resgate no mundo. Esse material vai servir para ampliar nosso poder operacional em diferentes áreas de atuação, permitindo que atendamos com cada vez mais eficiência o povo cearense”, avalia o comandante Ronaldo Roque de Araújo, comandante-geral do CBMCE.

Distribuição das Viaturas tipo Pick Up

As Pick Up, são camionetes destinadas a carga, com peso bruto total não superior a 3 500 kg, que possui a parte superior traseira aberta, com capacidade de manobras em terrenos de difícil acesso e dotadas de sinalização, sonora e visual, de emergência. Das 9 viaturas, 7 serão destinadas a unidades operacionais do interior do Estado.

Os equipamentos e viaturas irão reforçar, ampliar e dar mais qualidade ao setor operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

02 viaturas para a Praia do Futuro (1ªCSMar), 01 viatura para a Praia Icaraí/Cumbuco/Caucaia (2ªCSMar).

Comando de Bombeiros do Interior (CBI)

01 viatura para o Aracati (3ªCia/4ºBBM), 01 viatura para Canindé (6ªCia/3ºBBM), 01 viatura para o Iguatu (1ªCia/4ºBBM), 01 viatura para Jjjoca de Jericoacoara (Posto Base de Jericoacoara), 01 viatura para Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) e 01 viatura para Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM).

Distribuição das Viaturas tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS)

Serão cinco novas viaturas que serão empregadas em operações de combate a incêndio, busca e salvamento, pois são multimissão. As novas viaturas são equipadas com câmbio automático, GPS e câmera de ré. Com espaço adequado para 6 ocupantes dentro da cabine, e compartimentos laterais com diversas divisórias para acondicionar e fixar melhor os equipamentos, impedindo que eles fiquem soltos e suscetíveis aos impactos durante o deslocamento.

Como também, está equipado com uma bomba de incêndio de 750 GPM na posição traseira, permitindo que o operador da viatura tenha visibilidade facilitada dos dois lados da ocorrência. Painel digital intuitivo de fácil operação, com funções pré-programadas de ajuste de pressão, dosagem de LGE de 0,1 a 10%, sistema de proteção e alívio da bomba, sistema de abastecimento com abertura e fechamento automático.

Os equipamentos e viaturas irão reforçar, ampliar e dar mais qualidade ao setor operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Foram entregues 05 ABTS, sendo 01 para o Centro integrado de Segurança Pública (Cisp), 01 ABTS para o Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM), 01 ABTS para Horizonte (2ªCia/2ºBBM), 01 ABTS para Caucaia (3ªCia/2ºBBM) E 01 ABTS para o futuro quartel do Eusébio.

chaves das viaturas

Distribuição dos Desencarceradores (kits)

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Foram adquiridos 14 conjuntos (kits), cujas características gerais apresentam um desencarcerador hidráulico, com motor quatro tempos a gasolina e potência mínima de 4,0 HP, montado em chassi metálico estruturado composto cada kit de: 01 moto bomba, 01 ferramenta de corte, 01 ferramenta alargadora, 01 cilindro extensor e 02 lances de mangueiras.

Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

05 kits foram destinados ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), 01 kit para Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), 01 kit para Horizonte(2ªCia/2ºBBM), 01 kit para São Gonçalo do Amarante/Pecém (4ªCia/2ºBBM).

Comando de Bombeiros do Interior (CBI)

O interior do estado foi reforçado com 06 kits, sendo: 01 kit para Canindé (6ªCia/3ºBBM), 01 kit para o Crato (2ªCia/5ºBBM), 01 kit para Crateús (2ªCia/3ºBBM), 01 kit para Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM), 01 kit para Tauá (3ªCia/3ºBBM) e 01 kit para Quixadá (Batalhão de Combate a Incêndio Florestal – BCIF).

Distribuição dos Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA)

Os EPRA’s servem tanto para atividades de combate a incêndio quanto para resgate em ambiente confinado e gasado. “Este equipamento oferece uma série de vantagens, como um cilindro que, apesar de pequeno e leve, permite uma permanência prolongada no ambiente confinado. É um material de trabalho confortável, com estrutura projetada para seguir o contorno das costas com cinturão acolchoado na cintura e ombros, além de dispor de recursos de segurança reforçados, como um serviço de vibra e alerta com alarme sonoro e visual que adverte o usuário sobre a baixa pressão”, avalia o comandante Ronaldo Roque de Araújo, comandante-geral do CBMCE.

Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Foram entregues 12 EPRA para o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), 08 EPRA para o Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), 08 EPRA para o Quartel Central (1ªCia/1ºBBM), 04 EPRA para o Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), 04 EPRA para a Messejana (3ªCia/1ºBBM), 04 EPRA para o José Walter (4ªCia/1ºBBM), 04 para o Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM), 08 para Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), 04 para Horizonte (2ªCia/2ºBBM), 08 para Caucaia (3ªCia/2ºBBM) e 04 para São Gonçalo do Amarante/Pecém (4ªCia/2ºBBM)

Comando de Bombeiros do Interior (CBI)

Foram entregues 04 EPRA para Sobral (1ªCia/3ºBBM), 03 EPRA para Crateús (2ªCia/3ºBBM), 02 EPRA para Ipueiras (2ªCia/3ºBBM), 03 EPRA para Tauá (3ªCia/3ºBBM), 03 EPRA para Itapipoca (5ªCia/3ºBBM), 03 EPRA para Canindé (6ªCia/3ºBBM), 03 EPRA para Iguatu (1ªCia/4ºBBM), 02 EPRA para Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM), 02 EPRA para o Aracati (3ªCia/4ºBBM), 03 EPRA para Quixeramobim (4ªCia/4ºBBM), 02 EPRA para Guaramiranga (5ªCia/4ºBBM), 03 EPRA para Quixadá (Batalhão de Combate a Incêndio Florestal – BCIF), 04 EPRA para Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) e 04 EPRA para o Crato (2ªCia/5ºBBM).

Vidas alheias e riquezas salvar!