57ª Semana de Prevenção – O Dia do I Desafio de Mergulho

18 de julho de 2021 - 16:14 # # # #

Texto: Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

57ª Semana de Prevenção - I Desafio de Mergulho

57ª Semana de Prevenção – I Desafio de Mergulho

57ª Semana de Prevenção – I Desafio de Mergulho se realizou nesta quinta-feira, 01 de julho de 2021. A finalidade do “I Desafio de Mergulho” é dar visibilidade as atividades de mergulho no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). As provas com seus obstáculos fazem parte do dia a dia do mergulhador de resgate e foi desenvolvida, tendo como parâmetro o lema da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR): “Segurança, habilidade e calma!”. Uma frase extraída da oração do mergulhador de resgate.

Dentro da programação da 57ª Semana de Prevenção do CBMCE, a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) inovou e promoveu o I Desafio de Mergulho. A iniciativa se realizou no parque aquático da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Essa modalidade de competição foi a pioneira no âmbito do CBMCE.

O desafio

Contudo, o desafio contará com duas provas distintas, Apneia dinâmica e Busca cega. Na primeira prova: Apneia dinâmica, o competidor vai realizar uma tarefa em cada canto da piscina de 20 metros. Enquanto que na segunda prova: de Busca cega, será utilizada a piscina de 50 metros, onde o competidor estará com máscara vendada, simulando um mergulho com visibilidade zero, ou seja, sem enxergar nada.

Esta prova será em dupla, onde o competidor da superfície vai orientar o competidor submerso por meio de toques: Esquerda, direita e frente até o local previamente determinado.

Os resultados

O vencedor da prova de Apneia dinâmica foi o soldado bombeiro militar Emanoel Moreira ARY, da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR), com o tempo de 3’14”00 (três minutos e quatorze segundos). Nesta prova o competidor percorria todo o perímetro da piscina que tinha quatro tarefas a ser realizada, finalizando na subida do bote e batendo o sino.

Contudo, na prova de busca cega os vencedores foram: 1º Ten BM Danillo CIDREIRA dos Santos de Almeida, da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) e o Subtenente BM Hélio Wilson Magalhães PONTES, da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral), com o tempo de 40”61. Esta prova é realizada em dupla “canga”.

A 57ª Semana de Prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, entre os dias 27 de junho e 2 de julho, a 57ª Semana de Prevenção. A programação da 57ª Semana de Prevenção contou com operações, apresentações, exposições, competições internas e palestras on-line transmitidas pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

A abertura oficial foi prestigiada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; pelo coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque; e pelo artista cearense, Waldonys.

O desafio contou com a presença de uma delegação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN). No qual obteve o segundo lugar na prova de BUSCA CEGA.

A Direção da Aesp, com o Coronel Antônio Clairton Alves de Abreu, assim como o Comando da Corporação prestigiaram a iniciativa com a presença do Comandante-Geral, o Coronel Ronaldo Roque de Araújo, juntamente com o Comandante Adjunto, o Coronel Zélio Menezes e o Diretor de Planejamento e Gestão Interna, Coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, além do assessor da Casa Militar o Coronel Claudio Barreto compareceram ao I Desafio do Mergulho.

Na oportunidade o Comandante Ronaldo Roque deu ênfase ao I Desafio de Mergulho e desejou boa sorte aos competidores.

A apresentação coube a Assessoria de Comunicação do CBMCE, por meio do tenente coronel Giuliano com os comentários do major Melo, comandante da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

Lema da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) – Segurança, Habilidade e Calma