57ª Semana de Prevenção – Simulado de Emergência em Juazeiro do Norte

4 de julho de 2021 - 11:30 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

57ª Semana de Prevenção – Simulado de Emergência em Juazeiro do Norte. Na manhã desta sexta-feira (2), como parte da programação da 57ª Semana de Prevenção, como também da comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro, data celebrada no dia 2 de julho, foi realizado um Simulado de Emergência pelos bombeiros do Cariri que compõem o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM). A iniciativa ocorreu no pátio do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

De acordo com o tenente coronel Agnaldo Alexandre Viana, ” reunimos nosso pessoal para fazer uma demonstração técnico-profissional, sendo um simulado que mostra um pouco do nosso dia a dia, como a nossa atuação é feita para atender a comunidade caririense. Foram utilizados nesta operação cerca de 20 bombeiros, uma ambulância, um auto bomba-tanque, e também aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)”, comentou o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5ºBBM).

A iniciativa ocorreu na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, no estacionamento do Cariri Garden Shopping, onde foi simulado que um veículo de passeio sofreu um acidente de trânsito e pegou fogo, onde uma vítima ficou presa as ferragens. Os objetivos foram subdivididos em três partes, a primeira apagar o fogo do veículo, a segunda desencarcerar a vítima e prestar o atendimento pré-hospitalar e a terceira o traslado aero médico.

Para o tenente coronel bombeiro militar Sawaky, piloto da aeronave da Ciopaer, “a aeronave dispõe de uma equipe aero médica embarcada, médico e enfermeira, que pode dar um atendimento mais avançado, onde outra  grande vantagem é o tempo resposta, se consegue transportar muito mais rápido se ele viesse por terra”, ressaltou o comandante da base da Ciopaer de Juazeiro do Norte.

57ª Semana de Prevenção - 5º Batalhão realiza exposição em Shopping de Juazeiro do Norte

Contudo, também fez parte da programação da 57ª Semana de Prevenção no Cariri uma exposição temática nas dependências do shopping, onde foram expostos todo o material de salvamento aquático, terrestre e aéreo do Corpo de Bombeiros.