57ª Semana de Prevenção – 02 de Julho é o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro

2 de julho de 2021 - 09:37 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

57ª Semana de Prevenção - 02 de Julho é o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro

57ª Semana de Prevenção – 02 de Julho é o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro

57ª Semana de Prevenção – 02 de Julho é o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE) está em festa! No dia 2 de julho é festejado o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro. Nesta data simbólica e marcante, o CBMCE preparou uma extensa programação que casa juntamente com a 57º Semana de Prevenção. Na manhã desta sexta-feira (2), foi realizada a prova Bombeiro de Aço que contou com a participação de bombeiros de todos os batalhões e companhias, além dos resultados e premiações do I Desafio de Mergulho, como também entregas de novas viaturas e equipamentos feitas pelo Governador Camilo Santana. A programação pode ser vista no canal do CBMCE no YouTube.

Comandante Ronaldo Roque

O comandante geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, comentou sobre a importância da corporação e também a missão que é dada para cada homem e mulher que opta por seguir essa carreira. “Estamos em festa. Preparamos uma grande programação para toda a população cearense, totalmente produzida por bombeiros do nosso Estado. A população se faz presente no trabalho do CBMCE ajudando a prevenir acidentes em casa, no ambiente de trabalho ou no ambiente de lazer. Nossos profissionais estão sempre preparado para servir e atender a todos, mas a prevenção de acidentes segue sendo o melhor combate. Preparamos dicas, aulas, além de um belíssimo show, proporcionado pela nossa banda de música. Vale a pena conferir”, comentou o comandante.

O Dia do Bombeiro Militar é comemorado oficialmente desde 1954, a partir de um decreto nacional. A data relembra ano a ano a importância que esses profissionais têm na nossa sociedade. Profissionais que diariamente deixam seus lares com a missão de levar o socorro para os que mais necessitam de ajuda. O campo de atuação do bombeiro militar é extenso, desde um simples trabalho de tirar um gatinho em uma árvore, como um intenso e exaustante trabalho de resgate a vítimas em acidentes de grandes proporções. A partir do ano de 1954, quando passou a ser celebrado de fato o Dia do Bombeiro Militar, também foi concebida a criação da Semana de Prevenção contra Incêndios.

57º Semana de Prevenção – 2021

Semana de comemorações

No último domingo (27), a corporação iniciou as atividades preparatórias da 57ª Semana de Prevenção, com a Operação Praia Segura. A iniciativa foi realizado na sede da 1ª Companhia de Busca e Salvamento, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Na segunda-feira (28), uma alvorada em alusão à semana foi realizada na sede do Quartel do Comando Geral do CBMCE, no bairro Jacarecanga. O ato que foi prestigiado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; pelo coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque; e pelo artista cearense, Waldonys.

A programação da 57ª Semana de Prevenção conta com operações, apresentações, exposições, competições internas e palestras on-line transmitidas pelos perfis oficiais da corporação do YouTube, Instagram e Facebook.

Histórico

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios no País. Sendo criado então, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro, comandado pelo do major João Batista de Morais Antas.

O Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) foi oficialmente criado em 8 de agosto de 1925, sob a denominação de Pelotão de Bombeiros, subordinado ao Regimento Policial do Ceará (atual PMCE). Passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Ceará em agosto de 1936, subordinado à então Chefatura de Polícia e Segurança Pública, com o efetivo de 76 bombeiros. Em 1990, adquiriu autonomia da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é comandado pelo coronel Ronaldo Roque. A corporação conta com o maior efetivo de sua história, sendo composto por aproximadamente 1.704 servidores. Servidores que estão sempre dispostos a sacrificar à vida em prol de outras vidas, relembrando o lema da corporação: “vidas alheias, riquezas a salvar”.