1 de julho de 2021 - 12:22 # # # #

Texto: AssCom/CBMCE

Cuidados no uso de forno a lenha ou fogão artesanal

Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados no uso de forno a lenha ou fogão artesanal. Em geral os incêndios acontecem por falta de cuidado ou mal conservação dos equipamentos, podendo ocorrer o aquecimento das paredes da casa, próxima ao fogão, ou porque se esquecem de fechar as portas deste e as brasas caem no chão.

Como também, o ideal é que se deixe o fogão afastado de materiais combustíveis, mesmo que não haja fogo direto, pois o calor irradiado pelo fogão pode aquecer o ambiente e os materiais combustíveis de forma que se inicie um incêndio.

De acordo com o 1º Tenente Rodrigo Martim, “um Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas. A exposição a um incêndio pode produzir a morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves”, definiu o oficial.

Principais cuidados que devemos tomar ao usar um fogão a lenha

Cerifique-se que o fogão esteja instalado em local seguro da residência, distante de tubulação a gás, cortinas e móveis. Não deixe objetos acumulados próximo ao fogão a lenha que possam alimentar as chamas e propagar o fogo. Assim como não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os fogões.  Como também se deve utilizar os materiais próprios para queima, evitando madeira em industrializada ou tratada quimicamente. Não permita que crianças alimentem o fogo e não coloque excesso de lenha no fogão.

Alerta! – Sempre mantenha uma entrada de ar, o ar nesses locais precisa ser renovado, evite o risco de morte por intoxicação por monóxido de carbono, fumaça, ou mesmo por asfixia em razão do consumo do oxigênio do ambiente. É proibido o uso de álcool e outros combustíveis para queimas em ambientes fechados.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados no uso de forno a lenha ou fogão artesanal.

Sobre o monóxido de carbono

O monóxido de carbono é um gás produzido com base na queima incompleta de material combustível rico em carbono. Apesar de suas aplicações na indústria, é um gás asfixiante muito tóxico que, dependendo do tempo de exposição e da quantidade inalada, pode levar à morte.

O monóxido de carbono é tóxico porque ele age sobre as hemoglobinas do sangue, impedindo-as de transportar oxigênio para as partes do corpo. Assim, sem oxigênio, o cérebro é o primeiro a morrer e depois o restante do corpo. Para saber mais sobre o perigo que envolve o monóxido de carbono.