1 de julho de 2021 - 16:52 # # # #

Texto: Cepi Sobral

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) promovem live sobre dicas de segurança em incêndios em residência

Bombeiros de Sobral promovem live sobre dicas de segurança em incêndios em residência. Este ano, a 1ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros, com sede em Sobral, na Área de Segurança 14 (AIS 14), atendeu, nos meses de Janeiro a Junho, 33 ocorrências de incêndio residência. Essa quantidade corresponde a um número três vezes maior que o número de ocorrências atendidas no mesmo período do ano de 2020, que foram 11 incêndios em residência.

Diante disso, dando continuidade às atividades da 57ª Semana de Prevenção de Incêndios, a 1ª Companhia do 3º Grupamento realizou uma live nas redes sociais locais, alertando à população da Região Norte do Estado do Ceará, sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar que ocorram os incêndios ou a sua propagação pelo interior da residência.

Utilizando um Simulador de Backdraft, o tenente coronel Mardens e o subtenente Saraiva, em transmissão ao vivo pelos canais “ O Sobralense” e “Sobral on-line”, fizeram uma demonstração do comportamento do fogo, enfatizando a importância de se deixar as portas e janelas fechadas, para evitar a propagação do incêndio, bem como o efeito da entrada abrupta de oxigênio em um ambiente atingido pelas chamas (backdraft).

De acordo com tenente coronel Mardens Vasconcelos, “apontou como principais causas de incêndios em residências : curto circuito, má utilização de tês e extensões, vazamento de gás liquefeito de petróleo – GLP, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas”, relatou o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio de Sobral (Cepi Sobral).

O Comandante do CEPI Sobral ainda recomendou, como forma de prevenção aos incêndios em residência: Realizar manutenções periódicas na rede elétrica; nunca ligar vários equipamentos na mesma tomada; ao recarregar o celular, nunca apoiá-lo sobre materiais de fácil combustão (sofá, travesseiro ou cama) e sempre que terminar de recarregar, retirar o carregador da tomada; ao sair de casa, deve-se desligar os aparelhos elétricos da tomada, fechar o registro de gás (GLP) e deixar as portas e janelas de todos os cômodos fechadas.