Corpo de Bombeiros comemora primeiro ano da live dos bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”

30 de abril de 2021 - 09:49 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros comemora 1 ano da live dos bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”

Corpo de Bombeiros comemora um ano da live dos bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), comemorou na tarde desta quinta-feira (29), um ano da live dos bombeiros através de transmissão on-line de exercícios de dança e alongamento na internet e na TVC. As aulas têm duração de cerca de 40 minutos e são mediadas por bombeiros militares com formação em e educação física. As lives acontecem duas vezes por semana, às segundas e quintas, às 16h30min, no canal de YouTube da corporação. A ação é pioneira no Brasil e tem público médio de 3 mil espectadores.

Histórico

Inicialmente o objetivo foi de levar alegria a população que está protegida em suas casas, bem como, a prática de atividades físicas por pessoas da melhor idade. Para tanto, foi criado um canal no YouTube que atualmente conta com 13.2 mil inscritos, sendo o maior canal de YouTube de Bombeiros do Brasil. Entre abril de 2020 e abril de 2021, foram realizados 92 programas ao vivo, com 350 mil visualizações, fora o público que assiste na TVC.

O PSBS já é conhecido no Estado desde 2003 quando a corporação começou a organizar atividades físicas como danças e alongamentos físicos em espaços públicos do Ceará. Durante as medidas protetivas contra a Covid-19, o programa precisou se adaptar. Apesar de a terceira idade ser o público-alvo que costumeiramente frequenta as atividades presenciais, durante as transmissões, os espectadores são de todas as faixas etárias.

As novas carinhas pegaram todos de surpresa, pois pelas mídias sociais, recebemos fotos de crianças, jovens, adultos, todo mundo fazendo exercícios dentro de casa. Uma das senhoras de 90 anos botou os filhos e os netos para fazerem juntos, a palavra convence, mas o exemplo arrasta!

Cuidados de higiene ganham espaço nas aulas. Os bombeiros orientam os espectadores quanto à limpeza preventiva contra o novo Coronavírus. “Antes de toda transmissão, nós paramos um pouco para falar sobre a situação aqui no Ceará e mostrar os cuidados adequados”, reforça o tenente-coronel Giuliano Rocha, da AssCom/CBMCE.

Ele diz ainda que as videoaulas serviram como oportunidade para manter os laços construídos durante o programa. “Nós somos um projeto antigo, temos pessoas que estão aqui com a gente há mais cinco anos. É um espaço de troca e de acompanhar também se eles estão bem e seguindo as coisas direitinho”, confessa.

Exercícios devem ser feitos com cuidado

Antes de participar das videoaulas, o tenente-coronel Christiano Almeida Sales salienta que algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, reforça o oficial.

Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados especiais. Vassouras e cadeiras podem ser usadas como apoio durante as atividades. A vestimenta é outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida, hidratação é importante”, recomenda o coordenador do projeto.

Live Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”
Data/Horário: Segunda-feira, 3 de maio, 16h30min

Acesso:

Pelo canal de YouTube da corporação
Pelo instagram @cbm.ce

Siga nossas redes sociais