8ª Live dos Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade” foi transmitida nesta segunda (25)

26 de maio de 2020 - 08:24 # # # # # #

Sargento Rui Souza desenvolvendo a dança

8ª Live dos Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade” foi transmitida nesta quinta (21)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), segue com as transmissões ao vivo de exercícios de dança e alongamentos do projeto “Em Casa com a Melhor Idade”. Sempre nas tardes de segunda e quinta, as aulas são transmitidas pelo canal oficial da corporação no YouTube e pela emissora TVC, às 16h30min. A ação, coordenada pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), é pioneira no Brasil e tem público médio de 3 mil espectadores.

As aulas on-line tiveram início no dia 29 de abril com transmissão apenas pela internet, depois, com o sucesso, pessoas de todas as idades também passaram a acompanhar os passos de danças dos instrutores pela TV Ceará. A atividade começou sendo conduzida pelo subtenente Aleixo e o sargento Rui. As lives seguintes tiveram as participações do tenente Alencar, do subtenente Alcântara, do cabo Diego, do cabo Emilio, do tenente Alairton, do sargento Florêncio e por último o capitão Jorge. A diversidade de instrutores vem sendo um diferencial do projeto.

A emissora TVC, por conta da audiência, vem reprisando a live dos Bombeiros, sempre nas tardes de terça e quarta, a partir das 16h30min.

Histórico

O PSBS já é conhecido no Estado desde 2003 quando a corporação começou a organizar atividades físicas como danças e alongamentos físicos em espaços públicos do Ceará. Durante as medidas protetivas de isolamento social contra a Covid-19, o programa precisou se adaptar. Apesar da melhor idade ser o público-alvo, os espectadores pertencem a todas as faixas etárias.

O 1º Sargento Rui de Souza ingressou na corporação em 1995 e participa do projeto desde sua criação, em 2003, ou seja, com 17 anos. Com formação superior em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar e Mestrando em Ciência do Desporto. Ministra aula no Núcleo do Rio Mar Kennedy e Núcleo do Lago Jacarey.

“O PSBS trabalha também a questão social, onde se faz necessário a necessidade de interação. A Live proporciona esta interação aliada a atividade física, em prol da melhora na saúde para a melhor idade”. Destacou o 1º SGT Rui de Souza.

Prevenção

“Antes de toda transmissão, nós paramos um pouco para falar sobre a situação aqui no Ceará e mostrar os cuidados preventivos”, comenta o relações pública do Corpo de Bombeiros, o Major Giuliano Rocha.

Na 8ª Live, a dica de prevenção foi contra o coronavírus (Covid19).

1  – Fica em casa;

2 – Lavar as mãos com água e sabão, mas em conta que o álcool em gel, sendo mais seguro e proporciona o mesmo resultado;

3 – Usar máscara facial, se for necessário sair de casa;

4 – Manter o distanciamento entre pessoas de pelo menos 2 m.

Exercícios devem ser feitos com cuidado

Antes de participar das videoaulas, o tenente-coronel Barreto salienta que algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, reforça o Coordenador-Geral do PSBS.

TC Barreto com a nova camisa para sorteio

Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados especiais. Vassouras e cadeiras podem ser usadas como apoio durante as atividades. A vestimenta é outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida, hidratação é importante”, recomenda o Coordenador-Geral.

Resultado do  Kit de combate ao coronavírus (Covid19)

Izabel Cristina Viana Ferreira (Carlito Pamplona), Maria Nilza Holanda (Montese), Nivardo Gerônimo (Henrique Jorge) e Telma Araújo (Parque São José).

Na oportunidade agradecemos a Gd7 Distribuidora por meio do Cônsul do Marrocos no Ceará, o Ilmo Sr Erivaldo Eduardo que viabilizou a doação do Kit de combate ao coronavírus (Covid19) para que fossem sorteados ´por meio da nossa live – Bombeiros em casa com a melhor idade.

Cada kit foi montado com três litros de água sanitária, um frasco com 500ml de álcool em gel 70% e duas máscaras, tipo facial.

Resultado do  Vale Pizza

Carlos Filho (@carlosramosfilho), Gilmara Gomes (@gilmaragomes1), Jack Araújo (@jackaraujorocha) e Junior Saraiva (@juniorsaraiva7).

Na oportunidade agradecemos ao Jamies Pizzas @jamiespizzas – Pela doação das pizzas para o sorteio da nossa live – Bombeiros em casa com a melhor idade.

Live Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”
Data/Horário: Segunda e quinta, a partir das 16h30min, na internet e na TVC.

Reprise pela emissora TVC: Terça e quarta, a partir das 16h30min.