Secretário André Costa acompanha capacitação em novos equipamentos do Corpo de Bombeiros

18 de janeiro de 2018 - 13:11

.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, participou na manhã desta quarta-feira (17) de uma capacitação para uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) promovida no Núcleo de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (NREPH) do Corpo de Bombeiros. O treinamento era voltado para oficias e praças do CBMCE atuantes na área de Salvamento e contou também com a presença do coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco.
.
“O DEA é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente alterações cardíacas potencialmente letais, como a arritmia de fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular, em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da aplicação de uma corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal”, explica o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do NREPH.
.
O equipamento, de uso frequente no atendimento a emergências pré-hospitalares, passará a integrar o material operacional do CBMCE em 2018. “Adquirimos 48 DEAs, que serão distribuídos a todas as unidades administrativas e operacionais da instituição, bem como nas viaturas dos fiscais de praia e nas nossas ambulâncias, que nós chamamos de viaturas de resgate”, explica o coronel comandante-geral.
.
O curso de uso do DEA tem como objetivos básicos habilitar o operador do instrumento a: reconhecer uma parada cardiorrespiratória; realizar manobras básicas de ressuscitação cardiopulmonar e; operar um DEA com este propósito. Até o dia 7 de fevereiro, mais de 400 bombeiros militares deverão passar pela capacitação, divididos em 18 turmas. .

Em caso de parada cardiorrespiratória identificada, o DEA serve para aplicação imediata. O aparelho atua sozinho, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário, o que aumenta significativamente as chances de reverter o quadro da vítima e garantir sua sobrevivência.