#Bombeiros90anos: missa e solenidade em homenagem a João Nogueira Jucá

12 de agosto de 2015 - 20:50

Para encerrar os eventos alusivos às comemorações dos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, foi realizada na manhã desta terça-feira (11) uma missa seguida de uma solenidade em memória do herói e primeiro bombeiro honorário do Ceara, João Nogueira Jucá. A missa foi celebrada pelo capelão do Hospital Geral Dr. César Cals, o Pe. José Sérgio Pinto de Sousa.

Estiveram presentes o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Heraldo; o Secretário Municipal de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalvante Albuquerque Filho; o Diretor do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Antônio Eliézer Arraes Mota Filho; o Presidente da Academia Cearense de Medicina, Vladimir Fontoura Távora; familiares do herói homenageado; oficiais e praças do CBMCE; alunos do Colégio Farias Brito e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, entre outros.

Este evento acontece anualmente para trazer à memória o exemplo de altruísmo e amor ao próximo do, então, jovem João Nogueira Jucá que, aos 17 anos de idade, adentrou inúmeras vezes à Casa de Saúde Dr. César Cals tomada pelas chamas com o intuito de resgatar pacientes e transeuntes daquela unidade hospitalar. Até que, em determinado momento, fora atingido por uma explosão num cilindro de éter, o que provocou nele ferimentos gravíssimos. Tal fato culminou na sua morte, sete dias após o acidente, vindo o mesmo a falecer no dia 11 de agosto de 1959. Coincidência ou não, era dia do estudante.

Em homenagem ao seu ato heróico, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará outorga anualmente a entrega da Medalha de Bravura João Nogueira Jucá aos bombeiros militares que se destacarem no cumprimento da missão de vidas alheias e riquezas salvar através de atos de bravura. Neste ano foram agraciados o CB BM Noé, em virtude de um salvamento aquático quádruplo e simultâneo na Praia do Futuro, onde atuava como guarda-vidas. O outro militar condecorado foi o CB BM Daniel que, utilizando técnicas de salvamento em alturas, resgatou uma vítima que tentava contra a própria vida ao ameaçar pular do décimo andar de um prédio no bairro Cocó, na capital cearense.

Entre as autoridades civis, foram agraciados o Dr. Feliciano Ponte Jucá (in memorian), primo do herói João Nogueira Jucá; o Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra; o Secretário de Educação de Fortaleza Jaime Cavalcante Albuquerque Filho e o Assessor da Direção do HGCC Francisco Celson da Conceição Maia.

Busto do herói João Nogueira Jucá, na Praça da Lagoinha