#Bombeiros90anos: Corporação consolida forte atuação social

8 de agosto de 2015 - 02:08

 

Ser vista como uma das instituições de maior confiabilidade, altruísmo e parceria com os cearenses não é uma titulação que surgiu à toa. O trabalho que o Corpo de Bombeiros Militar procurou buscar, através dos anos, foi também no desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará. Atualmente, a corporação deixou de ser uma instituição aquartelada, tendo como um dos seus principais objetivos a valorização da vida através da execução de inúmeros projetos sociais.

 

exercíciosbomb3Dentre as diversas ações está o Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), coordenado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). O projeto, que teve início em 2003, no quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), realiza atualmente atividades físicas de baixo impacto, dando ênfase especialmente à ginástica para a terceira idade. “No início, o projeto começou com a reunião das senhoras que caminhavam pelo calçadão da avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). Vendo a grande adesão, pensamos em desenvolver estas atividades sob a orientação de bombeiros militares com formação em educação física”, contou o major Cláudio Barreto, atualmente sob o comando do projeto.

 

A ação teve também parceria com o Conselho Regional de Educação Física, formando diversos bombeiros militares habilitados a atuarem em ginástica para a terceira idade. A parceria incentiva também os militares na busca pela graduação na área. Com isso, a ação cresceu e se espalhou em todo o Estado. Conta, atualmente, com um total de 241 núcleos em Fortaleza, mais outros 209 núcleos que abrangem o Interior e Região Metropolitana de Fortaleza, totalizando 450 núcleos que auxiliam cerca de 28,5 mil pessoas em todo o Ceará.

 

Rpersobomb2Além das atividades físicas, os participantes realizam cafés da manhã, confraternizações, passeios, viagens, formaturas cívico-militares, caminhadas, quadrilhas juninas, grupos de coral, ações sociais e seminários. O sucesso deste projeto se deve não só pela promoção de saúde e bem-estar, mas também pela recuperação da autoestima e inserção social de adultos e idosos. “Eu faço questão de vir para as atividades. Sinto-me em família e com boas companhias. Nossa saúde corporal é pensada em todos os momentos, mas minha saúde mental é que mais se sente ativa e disposta. Trago, inclusive, minha filha – que tem Síndrome de Down – para as atividades do Projeto e fico impressionada a cada dia com a seu desenvolvimento social e corporal”, relatou a aposentada Maria Otacília, de 66 anos.

 

 

Conheça o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

 

RcolégioOutra forte ação desenvolvida pela corporação é o projeto educacional do Colégio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Criado através de um convênio celebrado em 06 de fevereiro de 1998, entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, a escola só foi instituída em 14 de janeiro de 2002, quando foi sancionada a Lei 12.999 que autorizava a criação dos Colégios Militares Estaduais (PM/BM) e, em 11 de novembro de 2002.

 

Assim, a instituição de ensino passou a ser denominado Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz. Uma homenagem prestada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará à nobre escritora cearense que, na década de 30, quando então presa política, ficou no Quartel do Comando Geral e com sua humildade e profunda sabedoria conquistou a todos do “Casarão Vermelho”, passando a ser grande amiga dos bombeiros militares.

 

RcomdtecmSegundo o tenente coronel Ronald Bezerra Aguiar , comandante-diretor do CBMCE, o sistema de ensino, inspirado nos modelos dos colégios militares do Exército Brasileiro, tem obtido êxito no rendimento escolar das crianças e jovens da instituição. “O diferencial dos colégios militares se dá pela rotina do aluno. O uniforme – que faz com que o aluno entenda que se precisa ter zelo -; prestar continência à bandeira do Brasil, símbolo nacional; e, no final, vê-los vibrar ao desfilar na marcha do dia 7 de Setembro, faz com que percebamos a eficácia desse método sistema educacional. Tentamos trabalhar dentro da visão do todo. Não é apenas a educação como um ponto isolado. Precisamos nos articular sempre com as universidades, iniciativa privada, além de pedir aos pais que encontrem mais tempo para fazer parte da vida dos seus filhos”, revelou.

 

Atualmente, a instituição de ensino tem 1.170 alunos, distribuídos no ensino fundamental I e II, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nós já tivemos 142 alunos premiados pela Secretaria da Educação (Seduc) pelos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Isso é a constatação dos resultados positivos que são destacadas através dessa premiação, além de várias medalhas em olimpíadas brasileiras de Física, Matemática e o concurso internacional de redação dos Correios”, ressaltou o diretor-comandante.

 

RpersonalunaPara a aluna do 1º ano, Karine Mathias, de 15 anos, o CBMCE foi um sonho compartilhado entre ela e os seus pais. “Meus pais sempre quiseram que eu estudasse aqui. Eu via os alunos com suas fardas e também achava muito bonito. Então, juntou nossos desejos e, então, pedi para que meu pai me matricular se na escola. Eu gosto bastante do Colégio. Meus amigos, as aulas boas e esclarecedoras fazem com que eu tenha a certeza que é aqui o local que sempre quis me formar”, disse a aluna.

 

RpersonprofessoraA professora de português Politiana Albuquerque, de 27 anos, que foi ex-aluna do CBMCE do 6º ao 2º ano, contou o quanto sua experiência na escola foi determinante para a escolha de sua profissão. “Eu vivi momentos maravilhosos aqui no Colégio Militar e tive professores que foram grandes referências na minha vida escolar e profissional. Muitos deles me impulsionaram a seguir a carreira de professora. Fiz vestibular, passei para letras em Literatura, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), estar de voltar nesta instituição e rever algum dos meus antigos professores, isso torna meu dia de professora muito mais leves”, confessou a profissional da educação.

 

 

Outros projetos

 

descidabombO Corpo de Bombeiros Militar também desenvolve outros projetos, como: Projeto Bombeiro com Você, Projeto PROMIL, Projeto Portas Abertas, Projeto de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais: Deficientes Visuais (1º Código de segurança contra incêndio em braille no Brasil), Salvando com Libras (surdos e mudos), Projeto Surf-Salva, Projeto Formação de Guardas Vidas, Projeto Grupo de Escoteiros João Nogueira Jucá, Projeto Educativo de Literatura de Cordéis, Projeto Somar, Projeto Brigadistas Juvenis, Projeto Escola de Prevenção, Projeto Aleitamento Materno, Projeto Jovem Bombeiro Voluntário, Projeto Programa de Rádio Prevenir é Melhor que Remediar, Projeto Meu Dia de Bombeiro, Projeto Capitão Tocha (revista em quadrinhos), Projeto Bombeiro em Movimento, que são ações no campo da prevenção que proporcionam a consolidação de fortes elos de agregação da Corporação com a comunidade.

Para conferir o vídeo que mostra a ação do Corpo de Bombeiros nos projetos sociais, clique AQUI.

Fotos: Tiago Stille / Governo do Ceará

Vídeo: Weberte Lemos / Gestor de Célula de TV

 

 

90 anos do CBMCE – Programação oficial

 

Solenidade Cívico-Militar
Local: Quartel Central do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar 215, Jacarecanga
Data: Sábado (8/8), a partir das 9h

 

32ª Corrida do Fogo
Concentração e largada: Quartel Central do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar 215, Jacarecanga
Data: Domingo (9/8), a partir de 6h30min

 

Sessão solene na AL
Local: Plenário 13 de Maio – Av. Des. Moreira, 2807, Dionísio Torres
Data: Segunda-feira (10/8), às 15h

 

Missa em homenagem a João Nogueira Jucá
Local: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Av. do Imperador, 498 (em frente à entrada principal do Hospital Geral Dr. César Cals)
OBS: Após a missa haverá solenidade na Praça Capistrano de Abreu (Praça da Lagoinha) junto ao busto do jovem herói.

 

 

 

07.08.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Capitã Juliany / Tenente-Coronel Ricardo
imprensa.cbmce@gmail.com / (85) 3101.2211

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898