Alunos do CFPCO-BM dedicam o dia Nacional do Bombeiro à prática de treinamentos operacionais

7 de julho de 2015 - 13:38

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará passaram o Dia Nacional do Bombeiro exercitando técnicas de salvamento e resgate na água e no ar.

Pela manhã, o pelotão participou de uma travessia marítima, saindo da Praia Formosa, ao lado do Marina Park, em direção ao espigão da Praia da Leste-Oeste. O responsável pela instrução, da disciplina de Salvamento Aquático, foi o Maj QOBM Holdayne.

À tarde, durante a instrução de Atendimento Pré-Hospitalar, ministrada pelo Maj QOBM Albert, os alunos montaram três tipos de sistemas de transporte de vítimas a partir da torre de treinamento do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

Do segundo patamar da torre, foi montado um sistema de retirada de vítima no plano horizontal com maca do tipo cesto. Do quarto patamar, partia um sistema de retirada de vítima do plano vertical com sistema vai e vem. E no último patamar, após montarem um sistema de retirada no plano inclinado com cinto de salvação, vários alunos experimentaram a descida de quase 20 metros de altura.

Sobre o CFPCO-BM:

O curso, com duração de três semestres, capacita os candidatos para ingressarem na carreira de oficiais do Corpo de Bombeiros. São ministradas instruções práticas e teóricas com o intuito de habilitá-los para comandar operações nas diversas áreas de atuação do CBMCE tais como salvamento (terrestre, aquático e em alturas), combate à incêndio, atendimento pré-hospitalar, defesa civil, entre outras. A previsão é que esta turma em curso se forme em abril do ano que vem.