02 de julho – Dia Nacional do Bombeiro

2 de julho de 2015 - 15:39

“O pagamento do herói é a felicidade de ter ajudado alguém.” (Desconhecido)

O Comandante Geral do CBMCE, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel, parabeniza a todos os soldados do fogo pelo transcurso desta simbólica data. Em especial, dedicamos nossas homenagens, bons pensamentos e orações ao 1º Sargento BM Jorge Graça Alcântara Pereira que sofreu um acidente no cumprimento da sua missão de “vidas alheias e riquezas salvar”. O Comando Geral da corporação tem dado total assistência e apoio à família do referido bombeiro militar cuja situação é estável. Em nome do Sgt BM Jorge, saudamos e agradecemos os nossos bravos heróis pela abnegação no serviço e por proteger incessantemente o povo cearense.

Em todo o Brasil os Corpos de Bombeiros Militares comemoram anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.

A data foi definida através do Decreto do, então presidente, Getúlio Vargas, em 1954, em virtude de, no dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II ter assinado o Decreto Imperial nº1.775 regulamentando de forma inédita no Brasil o serviço de extinção de incêndios.