Convite para a 51ª Semana de Prevenção do CBMCE

1 de julho de 2015 - 20:04

Em todo o Brasil os Corpos de Bombeiros Militares comemoram anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.

A data foi definida através do Decreto do, então presidente, Getúlio Vargas, em 1954, em virtude de, no dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II ter assinado o Decreto Imperial nº1.775 regulamentando de forma inédita no Brasil o serviço de extinção de incêndios.

Neste ano, o CBMCE está com uma exposição de materiais operacionais no Shopping Benfica, dos dias 01 a 05 de julho. As pessoas terão a oportunidade de conhecer os equipamentos, conversar com os bombeiros sobre a sua atividade, tirar suas dúvidas e tirar fotos com uniformes da corporação. É aberta ao público das 10h até às 21h. E no horário do almoço (de 12h às 14h) que conta com uma maior movimentação de visitantes no shopping, cães de busca e resgate da corporação também estarão no espaço.

O local para a exposição foi escolhido por ter uma parceria com o Corpo de Bombeiros por sediar o projeto social “Bombeiro Voluntário”, no qual oferece aulas gratuitas com certificado de conclusão de curso sobre temas ligados ao CBMCE tais como, noções de prevenção e combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Fundado em 2004, o projeto já formou mais de 2 mil alunos, desde então.

Ainda em alusão à 51ª Semana de Prevenção, haverá no dia Nacional do Bombeiro, 02 de julho, uma Sessão Solene no plenário da Assembléia Legislativa do Ceará. O evento, que terá início às 15 horas, irá homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento da instituição bem como os bombeiros militares que diariamente sonorizam o lema de “vidas alheias e riquezas salvar”.

No dia 03 de julho, sexta-feira, haverá no mesmo local da exposição, uma apresentação da banda de música do CBMCE com a presença do Exmo. Comandante Geral da corporação e de parte do efetivo. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.