Bombeiros concluem Curso de operação de Carro Contra Incêndio

22 de junho de 2015 - 19:08

Na última sexta-feira (19/06) 23 bombeiros militares concluiram o Curso de Operação de Carro Contra Incêndio realizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE). O curso teve duração de duas semanas com carga horária de 77 horas-aula, com instrutores vindos dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, além do Ceará.

Na oportunidade, são realizadas instruções que visam demonstrar na teoria e na prática as especificidades de um Carro Contra Incêndio (CCI) bem como sua operação. O CCI é o veículo projetado especificamente para cumprir as missões de prevenção, salvamento e combate a incêndio em emergências aeronáuticas e outras emergências contempladas no Plano Contra Incêndio de Aeródromo (PCINC) e no Plano de Emergência do Aeródromo (PLEM).

O Curso de Operação de Carro Contra Incêndio de Aeródromo tem como objetivo cumprir as legislações da Agência Nacional de Aviação (Anac) que norteiam a segurança da aviação civil – como as Resoluções nº 234, que trata de resposta à emergência, e nº 279, que estabelece critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do serviço de proteção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis.

O instrutor do curso, Geferson Santos declara que “essa preparação é para que eles tenham conhecimento sobre a tecnologia encontrada no aeroporto. O bombeiro militar precisa dessa capacitação porque é diferente da realidade de bombeiro urbano e o CCI é a ferramenta principal de combate a incêndio em aeródromo”.

A próxima etapa desse ciclo de capacitação é o Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA), previsto para acontecer de 22 de junho a 17 de julho, também em Fortaleza.

Fonte: Infraero