Solenidade de formatura de 243 novos soldados

17 de junho de 2015 - 22:17

Da solenidade:

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará ganha o reforço, a partir desta quarta-feira (17), de 243 novos soldados da corporação. A incorporação de novos bombeiros ao sistema de segurança pública do Ceará é mais uma ação do Programa Ceará Pacífico, que objetiva atuar no combate à violência integrando à segurança ações em áreas como a assistência social, saúde, esporte e cultura. A solenidade, presidida pelo Governador do Estado, Camilo Santana, contou com a presença do Secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel QOBM Gurgel, dos gestores das demais vinculadas da SSPDS: Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. Contou ainda com a presença da Controladora Geral de Disciplina, Socorro França, dos prefeitos de Itapipoca e Crato, dos Deputados Estaduais Wagner Sousa e Carlos Felipe, entre outras autoridades.

Do Curso:

O Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças/BM constituiu a terceira etapa do Concurso Público para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e visa complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira e segunda etapa, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros soldados, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico-profissional.

Iniciado em 13 de outubro de 2014, o curso de formação profissional teve duração de sete meses e uma carga horária de 1.020 horas/aula formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Neste período, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas, em período integral, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

A grade curricular contou com disciplinas como Sistema de Segurança Pública no Brasil, Psicologia das Emergências, Fenômeno da Violência, Ética, Direitos Humanos, Fundamentos de Direito Ambiental, Legislação da Controladoria Geral de Disciplina, Atendimento Pré-Hospitalar, Prevenção e Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Terrestre e Aquático, entre outros componentes curriculares fundamentais para o desempenho das missões do bombeiro militar.

Esses 242 soldados serão distribuídos em unidades operacionais de 14 municípios cearenses. São estes: Fortaleza, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús e Tauá.

Investimentos no CBMCE:

Mas os investimentos que o atual governo aplica no Corpo de Bombeiros não param por aqui. Além deste reforço de recursos humanos, em abril deste ano o governador Camilo Santana entregou onze novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, sendo seis do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), duas Auto Tanque (AT) e três de Auto Salvamento (AS).

Além disso, o governador faz questão de tratar a segurança pública como prioridade, participando mensalmente de reuniões do programa  “Em Defesa da Vida” no qual discute estratégias de combate a violência com os gestores da SSPDS e pastas vinculadas.

Por fim, no último dia 25 sancionou a Lei nº 15.797 que dispõe acerca das promoções dos militares estaduais beneficiando de imediato 710 bombeiros militares além de, a longo prazo, estender esse benefício à toda a tropa em virtude da fluidez na ascensão profissional que a nova lei propicia.

Foto: Tiago Stille