Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia os 12 anos do PSBS

20 de maio de 2015 - 19:40

Na tarde de ontem (19) aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa uma sessão solene em comemoração ao 12º aniversário do Projeto Bombeiros, Saúde e Sociedade (PSBS), considerado o maior projeto de atenção ao idoso da América Latina. A homenagem contou com a presença dos Deputados Estaduais Augusta Brito, Manoel Duca (Duquinha) e Wagner Sousa. Estiveram ainda presentes o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel QOBM Gurgel, Ten Cel QOBM Bruno, Coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) e o Ten Cel QOBM Sério Gomes, Coordenador Municipal da Coordenadoria de Idosos de Fortaleza.

Na oportunidade, houve a apresentação do coral Chamas da Vida composto por integrantes do PSBS sob regência do maestro ST BM Almeida. Foram homenageados no ato algumas pessoas que contribuíram ao longo desses doze anos para o crescimento do projeto:

-Sra. Maria Creusa Costa de Souza

Líder Comunitária da Associação São Domingos de Sávio e Coordenadora de Trabalho Social com Crianças, Jovens e Idosos da Parangaba;

-Sr. Luiz Bezerra Dantas

Médico Oftalmologista da Santa Casa de Misericórdia de Cascavel;

-Sr. Diógenes Andrade Madeira

Presidente do Grupo da Paz e Coordenador dos Trabalhos Sociais com Crianças, Adolescentes e Idosos;

-Sr. Valdy Ferreira de Menezes

Vice-Prefeito Municipal de Aracati e Diretor Técnico do Hospital e Maternidade Doutora Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher);

Sra. Maria Tereza de Araújo Serra

Secretária Executiva do Conselho Rstadual dos Direitos do Idoso;

-Ten Cel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade

Coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade;

-Sra. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Vice-Governadora do Estado do Ceará;

-Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros.

A cerimônia contou com a participação de vários integrantes do PSBS, bem como bombeiros militares coordenadores, instrutores e monitores de núcleos. A Banda de Música do CBMCE, regida pelo Maestro Maj QOCBM Mendonça, tocou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Ceará.

Fizeram o uso da palavra os três deputados estaduais presentes bem como o comandante geral do CBMCE. Cada um ressaltou a importância deste projeto para a sociedade cearense e destacaram a melhoria na qualidade de vida não só dos idosos mas também na promoção de uma maior auto-estima para os bombeiros que dele participam.

História:

O PSBS nasceu em 2003 quando, de forma espontânea, membros do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros se dispuseram a atender a necessidade de orientação de um grupo de idosos que tentava se exercitar nas proximidades do quartel. A ideia foi oficializada por meio de portaria, na gestão do Comandante do CBMCE à epoca, Cel QOBM RR José Ananias Duarte Frota, quando houve a recomendação de replicar o piloto a todas as unidades da Corporação. Como parte das aulas, os idosos passaram a receber orientações sobre equilíbrio, coordenação, reeducação postural e alimentar, relaxamento e alongamento, flexibilidade, dança, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.