Quartel do Mucuripe completa 43 anos

30 de março de 2015 - 14:00

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (27), uma solenidade alusiva ao 43º aniversário do quartel do Mucuripe. Atualmente o quartel abriga uma seção de combate a incêndio, a 2ªSB/1ºGB, comandada pela Maj QOBM Diana Maria Veras Feitosa e uma seção de salvamento marítimo, a 1ª SSMAR, comandada pelo Maj QOBM José Cláudio Barreto.


Na oportunidade foram condecorados bombeiros militares que se destacaram durante o ano como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à instituição. Estiveram presentes o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco, o comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior, Ten Cel QOBM Nildson, o comandante da 4ªSB/1ºGB, Maj QOBM Menezes, entre outros oficiais da corporação.

 

 

HISTÓRICO DO QUARTEL DO MUCURIPE

AOS 05(CINCO) DIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 1972, DEU-SE A INAUGURAÇÃO DO “POSTO DE BOMBEIROS DO MUCURIPE”, COM O NOME DE 3º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO. O 3º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO, PRIMEIRA UNIDADE ISOLADA DO CORPO DE BOMBEIROS, ESTÁ SITUADO EM UMA DAS ÁREAS MAIS CRÍTICAS DE FORTALEZA, EM DECORRÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE COMPANHIAS PETROLÍFERAS, INDÚSTRIAS E A CONSTANTE POSSIBILIDADE DE INCÊNDIOS NA REGIÃO PORTUÁRIA.

 

NO PRINCIPIO, CONTAVA COM UM EFETIVO DE 68 (SESSENTA E OITO) HOMENS E 03 (TRÊS) VIATURAS OPERACIONAIS, SENDO 01 (UM) ABT, 01 (UM) AT E 01 (UM) ASP. NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 1995, FOI TRANSFERIDO TODO O EFETIVO DO SALVA-MAR (SALVAMENTO AQUÁTICO) DO 1º GI (QUARTEL CENTRAL) PARA O 3ºGI, PASSANDO ESTE QUARTEL A REALIZAR A IMPORTANTE MISSÃO DE INTENSIFICAR E QUALIFICAR AS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE GUARDA-VIDAS NA ORLA MARÍTIMA DA PRAIA DO FUTURO.

 

O 3ºGI FOI RENOMEADO COMO 2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 1º GRUPAMENTO EM 2004 E, POSTERIORMENTE, TEVE SUA DESIGNAÇÃO ALTERADA PARA QUARTEL DE BOMBEIRO DO MUCURIPE / NÚCLEO DE BOMBEIROS LITORÂNEO EM JULHO DE 2007. EM SEGUIDA A TERMINOLOGIA FOI MUDADA PARA NÚCLEO DE BOMBEIRO METROPOLITANO – NBM.

 

O QUARTEL DO MUCURIPE, COM SEUS 43 ANOS DE EXISTÊNCIA, PERSEGUE DIUTURNAMENTE A RESPONSABILIDADE DE MELHORAR A CAPACIDADE OPERACIONAL DE NOSSAS ATIVIDADES BOMBEIRÍSTICAS, DESEMPENHADAS PELO EFETIVO DE COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO EM GERAL, PRIMEIROS SOCORROS, E DE SALVAMENTO AQUÁTICO.