NBS realiza competições e solenidade em alusão ao seu 15º aniversário.

17 de março de 2015 - 13:15

Por ocasião do aniversário de 15 anos do quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), nos dias 12 e 13 de março de 2015 foram realizadas, na praia da Av. Leste-Oeste, competições de salvamento aquático e terrestre com o objetivo de integrar as unidades operacionais e desenvolver o estímulo ao treinamento físico e técnico da tropa. A premiação dos bombeiros atletas se deu numa solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira (16) na sede do NBS, oportunidade em que foram também homenageados civis e militares que contribuem para o crescimento desta importante unidade operacional do CBMCE.

-Das competições: segue relação das categorias nas provas em equipe e individuais.

Duathlon por equipe:

1º lugar – Mucuripe (33 minutos e 52 segundos)

2º lugar – NBS (35 minutos e 42 segundos).

Bote a Remo por equipe:

1º lugar – Mucuripe (09 minutos e 15 segundos)

2º lugar – NBS (11 minutos e 29 segundos)

Duathlon Individual 25 a 35 anos:

1º lugar – Sd BM Jairo

2º lugar – Cap QOBM Burlamaqui

3º lugar – Sd BM Aderaldo

Duathlon Individual 36 a 45 anos:

1º lugar – 1º Sgt BM Saraiva

2º lugar – Maj QOBM Glêdson

3º lugar – Cb BM Nobre

Duathlon Individual acima de 46 anos:

1º lugar – ST BM Cordeiro

2º lugar – Ten QOABM Erasmo

Bombeiro de Aço:

1º lugar – 1º Sgt BM Mauá

2º lugar – Sd BM Daniel Lima

3º lugar – Maj QOBM Barreto

Todos os atletas vencedores, acima citados, receberam na solenidade um troféu de participação e uma quantia em dinheiro como reconhecimento pelo esforço empregado nas provas.

-Da solenidade:

Estiveram presentes, além dos Comandantes Geral e Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Gurgel e Cel QOBM Heraldo, o Cel QOBM Hélcio, Cel QOBM Moreira, Cel QOBM Marcelo, Ten Cel Carlos Viana, Ten Cel Nildson, Ten Cel William, membros da banda de música do CBMCE e alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do CBMCE.

Durante a solenidade foram homenageados parceiros do NBS que sempre prestam serviços e contribuem de alguma forma para o sucesso da unidade, a saber: o Deputado Federal Cabo PM Sabino; o Deputado Estadual Cap QOPM RR Wagner Sousa; o Cel QOBM RR Adalberto; o 1º Ten QOABM Machado; o 1º Sgt BM Lailson; o Sr. Reginauro Sousa, presidente da APS; e o sr. Haroldo que cedeu suas instalações para a realização das competições.

Fizeram o uso da palavra o Ilmo. Comandante do NBS, Ten Cel QOBM Luiz Carlos Viana e o Exmo. Comandante Geral do CBMCE Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel. Ambos enalteceram a importância dos valorosos bombeiros que compõem esta unidade de salvamento e ratificaram o orgulho que têm ao comandar esta tropa de heróis. Ao final da solenidade foi servido um café da manhã para todos os presentes.

-Sobre o NBS:

O prédio foi inaugurado no ano 2000, tendo passado de seção para Grupamento de Busca e Salvamento. Com o advento da Lei de Organização Básica do CBMCE nº 13,438 de 07 de janeiro de 2004, o grupamento passou a ser chamado Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), nome que se mantem até os dias atuais.

Situado na Av. Presidente Castelo Branco, 1000, bairro Moura Brasil, esta unidade é responsável por administrar estágios de salvamento terrestre e em alturas, salvamento aquático e cursos de mergulho autônomo. A área de atuação abrange todo o território cearense. Dentre as principais ocorrências atendidas podemos citar retirada de vítimas presas em ferragens, capturas de animais silvestres, resgate de suicidas, resgate de cadáveres, apoio a grandes incêndios, desabamentos, inundações, entre outros.

Em janeiro de 2006, o quartel passou a receber o nome da primeira mulher militar estadual do Brasil – Major QOBM Rosana Buson Pompeu de Sousa Brasil – a concluir o curso de piloto de aeronave (helicóptero) como homenagem póstuma em virtude de um acidente que ceifou sua vida no dia 29 de dezembro de 2005, ocasião em que a Maj Buson se encontrava de serviço no helicóptero da CIOPAER.

Para ter acesso à galeria de fotos das competições, clique AQUI.

Abaixo, fotos da solenidade de premiação dos atletas e aniversário do NBS.