NBS promove competições de salvamento em comemoração ao ao 15º aniversário da unidade

10 de março de 2015 - 11:46


Com o objetivo de promover atividades alusivas ao 15º aniversário do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), será realizada nos dias 12 e 13 de março (quinta e sexta-feira) uma competição de salvamento, e no dia 16 de março (segunda-feira), ás 08hs00, uma formatura. Os quarteis da capital e região metropolitana poderão mandar representantes. Para maiores informações acerca das inscrições, procurar o Sgt BM Feitosa, no NBS, ou através dos telefones 31014677/ 31014776.

Local / Data / Hora:

  • Local: Pátio interno da Unidade e praia da Leste Oeste;

  • Data: 12, 13 e 16 de Março (Quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira) do correte ano;
  • Horário: 07h00 às 12h30 nos dias 12 e 13, na praia da Leste Oeste em frente a Barraca O Haroldo. E formatura do dia 16 às 8hs no quartel do NBS;
  • Uniforme: Nas competições sunga e camiseta e na formatura instrução completo;
  • Data das inscrições: 26 de fevereiro até 11 de março do corrente ano, na ajudância do NBS em horário de expediente. Responsável pelas inscrições: Sgt Feitosa.


Modalidades:


COMPETIÇÃO DE DUATHLON POR EQUIPE:


Quantidade de participantes por equipe: 5 militares sendo 01 reserva, ou no mínimo 4 militares sem reserva;

Uniforme: na fase aquática: sunga e camiseta e na fase terrestre educação física completo;

Inscrições: 18 de Fevereiro a 10 de março;

Horário de início da competição 7hs:30min;

Local: Ajudância do Núcleo de Busca e Salvamento;

Dia da competição: 12 de março

Responsável pelas inscrições: Sgt Mércio das Chagas Feitosa;

A ficha de inscrição constará como anexo II desta NI;

Norma Reguladora da competição de Duathlon:

Fase aquática:

Largada em frente a Barraca “O Haroldo” na praia da Marinha. O competidor nada em estilo livre em direção à boia de número 01, depois em direção a boia número 02 e vai em direção a faixa de areia, para fazer a transição.

Na areia o nadador se desloca até tocar na mão do outro competidor de sua equipe.

Na fase terrestre:

O competidor que estava na faixa de areia, após ser tocada pelo nadador começa a correr saindo em direção a um ponto localizado no calçadão da Leste Oeste que será balizado por membro da equipe de arbitragem. O trajeto segue pelo calçadão passa em frente ao NBS e termina na Barraca do Haroldo.

 

 


COMPETIÇÃO DE DUATHLON INDIVIDUAL:


Quantidade de participantes por quartel é ilimitado

Uniforme: na fase aquática: sunga e camiseta e na fase terrestre educação física completo;

Horário de início da competição 7hs:30min;

Inscrições: 18 de Fevereiro a 10 de março;

Local: Ajudância do Núcleo de Busca e Salvamento;

A competição será dividida por faixa etária da seguinte forma: Faixa etária I – competidores de 25 anos até 35 anos. Faixa etária II de 36 anos até 45 anos. Faixa etária III de 46 anos acima.

Responsável pelas inscrições: Sgt Mércio das Chagas Feitosa;

Dia da competição 13 de março as 7hs:30 min;

A ficha de inscrição constará como anexo III desta NI;

Norma Reguladora da competição de Duathlon individual:

Fase aquática:

Largada em frente a Barraca O Haroldo. O competidor nada em estilo livre em direção à boia de número 01, depois em direção a boia número 02 e vai em direção a faixa de areia, para fazer a transição.

Fase Terrestre:

Na areia, o nadador se desloca até a área de transição próxima a Barraca do Haroldo. O competidor será obrigado a calçar tênis e começar a correr saindo em direção a um ponto localizado no calçadão da Leste Oeste que será balizado por membro da equipe de arbitragem. O trajeto segue pelo calçadão, contorna pelo quartel no NBS e termina na Barraca do O Haroldo.

 


 

 

 

COMPETIÇÃO DE BOTES A REMO

Quantidades de participantes: 08 (oito) participantes.

Distribuição dos competidores: 08 (oito) competidores transportam o bote de um determinado ponto até o início das ondas a uma profundidade de aproximadamente 1 metro. Nesse ponto um arbitro ficará dentro d´água e quando o mesmo apitar apenas 04 (quatro) competidores estabilizam o bote e usam a técnica mais apropriada para varar a arrebentação, devendo contornar uma boia de sinalização distante aproximadamente 100 metros. Contorna a boia e regressa até a praia. Ao chegar na praia, a equipe terá um ponto especifico para chegar com o bote. Caso a equipe fique distante do ponto, os 8 (oito) competidores poderão conduzir por água o bote até a área de desembarque. No momento em que o casco do bote encostar na areia o tempo será parado. A equipe que realizar a competição no menor tempo será a vencedora.

* Faltas que desclassifica a equipe:

1 – Mais de 04 (quatro) competidores ficarem dentro do bote para varar a arrebentação;

2 – Varar a arrebentação com menos de 04 (quatro) competidores;

3 – Regressar sem contornar a boia de sinalização;

* Faltas que acrescentam 01 (um) minuto no tempo total das equipes:

1 – Perder o remo na execução da competição. Acréscimo de 20 segundos para cada remo que cair na água;

2 – Competidor cair na água em qualquer situação será acrescido 20 segundos para cada competidor;

3 – Competidores poderão apenas usar os remos como meio de propulsão, qualquer outra forma resultará em 20 segundos de penalidade.


 


COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO:

Prova individual

Sequência da competição:

-1ª Prova: Desencarceramento veicular. Missão: cortar parte de uma peça de veículo, seguindo as técnicas mínimas de segurança. O desencarcerador usado será do tipo elétrico. Material: uniforme de instrução completo, *capa de aproximação, *capacete de salvamento F-1,*luvas de raspa e *bota de combate a incêndio.OBS; Os materiais em negrito serão cedidos pela organização.

-2ª Prova: Corte de árvore com machado. Missão: cortar um tronco de coqueiro com machado usando técnica apropriada. Não é permitido partir o tronco com chutes e outros meios, apenas com o machado. Essa infração será acrescida 2 minuto no tempo final do competidor. Material: uniforme de instrução completo, bota de combate à incêndio e luvas de raspa (opcional).

-3ª Prova: Natação. Missão: nadar um percurso de 400 metros no estilo livre. A metade do percurso será marcada com uma boia. Competidor contorna a boia e regressa para o ponto de partida. Caso o competidor não contorne a boia por qualquer motivo será sumariamente desclassificado. Material: sunga e camiseta, óculos de natação (opcional).

-4ª Prova: Corrida com equipamento autônomo. Missão: correr 100 metros com equipamento autônomo. Equipamento usado para o competidor: cinto com lastro padrão com 04 lastros de aproximadamente 1 kg por lastro, backpack com cilindro de mergulho e visor com snorkel posto no pescoço.

No final do percurso o tempo será parado. O vencedor será o competidor que realizar as provas em menor tempo.