Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Salvamento Aquático para Operação Carnaval 2015

13 de fevereiro de 2015 - 21:49

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou hoje (13), às 9 horas, um simulado de salvamento aquático no quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) com o objetivo de prestar um bom atendimento às possíveis vítimas durante o carnaval e realizar um trabalho preventivo.

Durante o evento, o Comandante Geral Adjunto, Coronel Heraldo Maia Pacheco, declarou aberta a Operação de Carnaval 2015 e salientou a importância do serviço de guarda-vidas nesse período.  A maior preocupação da corporação está voltada para as áreas com mananciais de água doce e/ou salgada onde há maior concentração de banhistas, prevenindo e atuando nas ocorrências de afogamento.

O serviço de guarda-vidas deverá funcionar de 8 horas às 17 horas, podendo, em algumas situações de risco, ser prolongado até às 19 horas a critério da autoridade militar da área. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e folders educativos para o público em geral sobre prevenção de acidentes e afogamentos.

Os serviços de prevenção e combate a incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura e primeiros socorros realizados por todas as unidades de bombeiros da Capital, Região Metropolitana e Interior, seguirão o regime normal de plantão 24 horas, podendo ser acionados através do telefone 193. No total, serão empregados diariamente na Operação Carnaval 2015, 575 bombeiros militares, atendendo às ocorrências de todo o Estado, e utilizadas mais de 100 viaturas, dentre elas, viaturas de vistorias técnicas, operacionais de combate a incêndio, de socorro de urgência, de salvamento, motos, jipes com tração 4×4 e as embarcações de salvamento aquático tais como botes infláveis, lanchas e motos aquáticas.