PROJETO BOMBEIRO SAÚDE E SOCIEDADE

16 de janeiro de 2015 - 14:24

Com o objetivo de levar qualidade de vida e proporcionar autonomia para os idosos em suas atividades diárias, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desenvolve o PSBS – Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, que é coordenado pelo CTDH – Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – e existe há mais de 11 anos, atendendo aproximadamente a 28 mil idosos através de 456 núcleos (245 em Fortaleza e 211 no interior) distribuídos pelo estado do Ceará.

O projeto surgiu quando bombeiros militares do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) decidiram orientar as pessoas que faziam caminhada no calçadão da Leste-Oeste. Desde então, o projeto também serve como um incentivo para que bombeiros militares busquem uma graduação na área de Educação Física para melhor assistir à população.

Oferecendo atividades que envolvem desde práticas físicas, tais como caminhadas e dança, até ações que promovem uma maior interação social, como confraternizações, cafés da manhã, viagens, passeios, grupos de coral, entre inúmeras outras, o projeto tornou-se um reforço significativo na promoção da saúde e na melhor interação do idoso com a sociedade.

Para participar das atividades, basta ligar para o CTDH (3101-65-85) e se informar qual o núcleo fica mais próximo de onde o participante reside. Já para a prática de atividades físicas, é obrigatório que o idoso faça uma avaliação médica antes de participar das mesmas.