Encerrado o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará – I FIESCE

19 de dezembro de 2014 - 14:28

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (12/12) no salão Pedro Lazar do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza/CE, o “I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará – I FIESCE”, evento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

A Mesa de Encerramento foi composta pelo Agente Chefe do Núcleo de Sismologia da CEDEC, Francisco Brandão, e representantes da SUDENE, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Comunidade Acadêmica.

Durante três dias, mais de 100 participantes de órgãos de proteção e defesa civil do Ceará, professores e estudantes das universidades estadual e federal do Ceará e palestrantes nacionais (das universidades de Brasília e de São Paulo e federal do Ceará e do Rio Grande do Norte) e internacionais (da Universidade da Costa Rica e da Proteção Civil de Portugal) compartilharam estudos e experiências para o entendimento e a difusão dos procedimentos de segurança adequados às situações emergenciais decorrentes de abalos sísmicos como o ocorrido em Pacajus/CE no ano de 1980, quando cerca de 500 casas foram danificadas.

Ao final do I FIESCE, os palestrantes e representantes dos participantes do evento reuniram-se para elaborar uma Carta Aberta com recomendações extraídas das discussões do Fórum. O objetivo da Carta é nortear o planejamento dos órgãos e instituições participantes do I FIESCE a fim de construírem cenários mais seguros aos abalos sísmicos.

Em complementação ao I FIESCE, no sábado (13/12) os participantes do evento viajaram às cidades de Alto Santo e Jaguaribara para visitar as instalações do Complexo Castanhão, bem como receber informações sobre a sismicidade induzida pelo acúmulo d’água do açude, o maior do Ceará.

As fotos, palestras e a Carta Aberta do I FIESCE podem ser acessadas no site www.fiesce.com.br.