Ministro da Integração Nacional participa de reunião no Quartel Central

24 de novembro de 2014 - 19:59

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) sediou na manhã desta segunda-feira (24) uma solenidade alusiva à 100ª reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca. Estiveram presentes o Exmo. Sr. Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; o Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; o Exmo. Sr. Comandante Geral do CBMCE, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel; o Ilmo. Ten Cel QOBM Cleyton Bastos Bezerra, Coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC); o Exmo. Sr. Marcondes Ferraz, Prefeito de Saboeiro, representando a Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE); a Ilma. Sra. Eliane Cardoso, representando a Superintendência da CONAB; o Ilmo. Sr. Francisco Nelsieudes Sombra de Oliveira, Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Ceará; o Ilmo. Sr. Gianni Peixoto B. Lima, representando a Secretaria de Recursos Hídricos; o Ilmo. Sr. Helder dos Santos Cortez, representando a CAGECE; o Ilmo. Sr. José Maria Pimenta Lima, Presidente da Ematerce; o Ilmo. Sr. Roberto Bruno M. Rebouças, representando a COGERH, entre outras autoridades.

O Comitê Integrado de Combate à Seca foi criado com o intuito de reunir semanalmente órgãos que atuam direta ou indiretamente com ações de enfrentamento à seca que assola 176 municípios cearenses, como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o CBMCE através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), o Exército Brasileiro, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), entre outros.

Na ocasião, o ministro apresentou as ações de convivência com a seca no Estado do Ceará ressaltando detalhes sobre a parceria realizada entre o Governo Federal e o Governo do Ceará em programas e projetos de acesso à água, que visam a garantir segurança hídrica, citando como exemplo, as Obras de transposição do Rio São Francisco, o Programa Água para Todos, a Operação Carro-Pipa e o Cinturão das Águas. Na oportunidade, também houve uma apresentação proferida pelo Senhor Gianni Peixoto, representante da Secretaria dos Recursos Hídricos no Comitê, que relatou acerca das ações do Governo do Estado do Ceará nas sedes municipais com maior dificuldade de abastecimento devido à seca no Estado do Ceará.