GSU completa 25 anos de serviços prestados à sociedade cearense

13 de junho de 2014 - 20:09

Foi realizada na manhã desta sexta (13) uma solenidade alusiva aos 25 anos desde a criação do Grupamento de Socorro de Urgência (GSU). O evento foi presidido pelo Cel QOBM José Hélcio Costalima de Queiroz, no ato representando o Exmo. Sr. Comandante Geral do CBMCE.

Na oportunidade foram concedidas condecorações e homenagens a bombeiros e policiais militares que contribuiram ao longo desses anos com o Grupamento.

O Grupamento de Socorro de Urgência – GSU, se destacou ao longo de duas décadas e meia pela excelência nos serviços prestados à sociedade cearense, sendo referência em todo estado como “carro chefe” em atendimentos de emergência médica.

No ano de 2007, após um termo de pactuação celebrado entre a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e o Corpo de Bombeiros Militar, o GSU registrou mais uma conquista histórica da corporação Bombeiro Militar: a execução do Projeto SAMU Litoral Leste. O primeiro SAMU regional do Ceará é executado pelo Corpo de Bombeiros, através do contingente do GSU e atende à população de 32 municípios.

O GSU conta, para a realização de todas as suas atividades, com um efetivo de 85 abnegados bombeiros, comandados pelo Ten Cel QOBM Anderson Alves Viana, que são profissionais médicos, motoristas, enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem e socorristas, que atendem diariamente a diversos tipos de ocorrências na área de emergência pré-hospitalar, dentre elas: acidente de trânsito, agressão, desabamento com vítimas, intoxicação exógena, afogamento, queimadura, choque elétrico, queda, mal súbito e emergência obstétrica.

Hoje o GSU conta com uma frota de 04 ambulâncias tipo resgate e já foram licitadas, neste comando, mais 13 unidades que têm a previsão de chegar ainda neste mês de junho.