Corpo de Bombeiros participa de simulado para a Copa do Mundo

2 de junho de 2014 - 20:07

Faltando 10 dias para o início da Copa do Mundo, a cidade de Fortaleza, uma das sedes do mundial, foi palco de um grande simulado da operação entitulada Vade Mecum. O evento, organizado pelo Exército Brasileiro, contou com a participação de diversas instituições das esferas municipal, estadual e federal, dentre elas, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil do Estado, Associação Brasileira de Inteligência (ABIN), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), SAMU, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Marinha do Brasil, Aeronáutica, Cruz Vermelha, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), etc.

Com o intuito de criar cenários mais próximos quanto possível da realidade, foram simuladas situações de alta complexidade no intuito de treinar cada órgão de acordo com suas competências.

O Corpo de Bombeiros empregou cerca de 40 militares para atuar nas áreas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e aquático.

Dentre os incidentes:

a) Manifestação no farol do Mucuripe (várias vítimas com ferimentos, traumas e poli-traumatizadas);

b) Explosão e tombamento de veículos no setor de tancagem da Petrobras do Porto Mucuripe com vazamento de produtos químicos e radioativo. E terroristas com explosivos e arma química, o qual restaram várias vítimas contaminadas;

c) Explosão e vitimas de agentes biológicos no navio de turistas no porto do Mucuripe com vítimas jogadas ao mar.

Ao final da operação, foram contabilizadas as seguintes vítimas:

a) 05 (cinco) afogamentos

b) 01 (um) passageiro sofre infarto

c) 01 (uma) gestante inicia trabalho de parto

d) 03 (três) vítimas com traumas variados, sendo uma criança

e) 05 (cinco) vítimas com ansiedade aguda

f) 02 (duas) vítimas com pânico.

Estiveram presentes o Exmo. Sr. Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Ciro Ferreira Gomes; o Comandante da 10ª Região Militar, General do Exército Araújo Lima; o Exmo. Sr. Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco; o Coronel EB Bomfim; o TC QOBM Carlos Viana (Coordenador Operacional); Major QOBM Barreto; Major QOBM Diana; Major QOBM Homero; Capitão QOBM Cavalcante; e outras autoridades para prestigiar, abrilhantar e coordenar a operação.