8ªSB/1ºGB formou 230 brigadistas nas comarcas da Capital e Interior

19 de maio de 2014 - 14:16

A 8ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros (Tribunal de Justiça) formou 230 brigadistas nas comarcas do Interior e Capital, entre setembro de 2013 e abril deste ano. O objetivo da capacitação foi preparar os servidores para minimizar riscos de incêndios e acidentes nos estabelecimentos do Poder Judiciário estadual.

No Interior, o curso capacitou servidores das Comarcas de Sobral, Tianguá, Acaraú, Iguatu, Juazeiro do Norte, Beberibe e Canindé. Na Capital e Região Metropolitana participaram servidores do Tribunal, Fórum Clóvis Beviláqua, Caucaia, Aquiraz, Maracanaú e Maranguape.

A meta é formar até dezembro deste ano brigadistas nas Comarcas de Tauá, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crato e Hidrolândia. A equipe de bombeiros militares que ministra as aulas tem à frente a comandante da 8ª Seção de Bombeiros, major QOBM Roberta Barbosa Monteiro.

Segundo ela, após a realização do treinamento, o servidor está apto para agir diante de eventual acidente e ministrar os primeiros socorros à vítima. “Além disso, os brigadistas estão preparados para fazer o reconhecimento técnico e prevencionista na área de combate a incêndio dos fóruns”, disse.

O conteúdo do curso aborda aulas práticas com relação à postura comportamental e cuidados básicos do combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar em casos comuns, como desmaios e crises convulsivas. A complexidade de atendimentos em situações de parada cardíaca e choque elétrico também foi analisada.