Prevenção de Suicídios

24 de abril de 2014 - 14:46

O auditório de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi palco para a realização da mesa redonda sobre a prevenção de suicídio na cidade de Fortaleza. Compondo a mesa de honra, estavam representantes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Instituto Dr. José Frota (IJF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

O encontro faz parte da programação do VII curso de Prevenção ao Suicídio promovido pelo projeto PRAVIDA da UFC, dirigido pelo Prof. Dr. Fábio Gomes de Matos e Souza e composto por alunos do curso de Medicina e Psicologia da Universidade Federal. O curso é realizado anualmente aberto ao público em geral com interesse em conhecimentos acadêmicos e empíricos sobre a prevenção do suicídio.

O Capitão QOBM Edir Paixão foi convidado para representar o CBMCE por ter produzido trabalho acadêmico de estudo sobre a atuação do Corpo de Bombeiros em tentativas de suicídio em nível de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública e, atualmente, desenvolver pesquisa em nível de Mestrado na área de Saúde Pública, ambos na UFC.

Dados da OMS

De acordo com os dados de 2012 da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo e para cada suicídio consumado existem de 10 a 20 tentativas. A população jovem está cada vez mais afetada por esse problema que hoje já é considerado de saúde pública. Diante do desafio da redução do suicídio, o projeto PRAVIDA vem promovendo a pesquisa e o debate sobre o tema.