Bombeiros iniciam Operação Semana Santa e Tiradentes

17 de abril de 2014 - 13:32

Bombeiros reforçarão, a partir da zero hora de quinta-feira (17), as ações operacionais nos destinos mais procurados do Estado durante os feriados da Semana Santa e Tiradentes.

Setecentos e vinte e três bombeiros militares estarão empregados na operação especial, atendendo às ocorrências de todo o Estado. Eles terão o auxílio de 85 viaturas, dentre elas, viaturas de vistorias técnicas, operacionais de combate a incêndio, de socorro de urgência, de salvamento, motos e as embarcações de salvamento aquático.

A Operação Semana Santa – 2014 tem o objetivo de otimizar e articular o emprego de recursos materiais, humanos e suplementares, de forma a oferecer segurança em relação as atividades e áreas específicas dos bombeiros militares à população e aos turistas.

A maior preocupação está voltada para as áreas com mananciais de água doce e/ou salgada, onde há maior concentração de banhistas, prevenindo e atuando nas ocorrências de afogamento. O serviço de guarda-vidas deverá funcionar das 08h às 17h, podendo ser prolongado até às 19h. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e folders educativos para o público em geral sobre prevenção de acidentes e afogamentos.

Plantão

Os serviços de prevenção e combate a incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura e primeiros socorros realizados por todas as unidades de Bombeiros da Capital, Região Metropolitana e Interior, seguirão o regime normal de plantão 24 horas, podendo ser acionados através do telefone 193.

A Defesa Civil do Estado atuará na prevenção, preparação e resposta aos desastres, principalmente os relacionados ao incremento de precipitações hídricas, como: as enchentes, as enxurradas e os alagamentos. Denúncias e solicitações devem ser feitas pelo telefone 190.