Bombeiros participam de Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa

28 de março de 2014 - 13:51

O trabalho Relato de experiência de um projeto de hidroterapia na promoção do envelhecimento ativo”, de autoria do Sgt BM Domingos Alves Evangelista Neto (Fisioterapeuta, especialista em gestão em saúde e em saúde pública) do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) e da enfermeira Deborah Pedrosa Moreira (mestre em saúde pública), foi apresentado na modalidade pôster, na Segunda Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS – II EXPOGEP, que ocorreu na primeira semana de fevereiro, em Brasília.

 

O trabalho divulga e engradece o nome do Corpo de Bombeiros do Ceará em todo o Brasil, ao destacar sobre como o “Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade” oferece atividades físicas para pessoas idosas, em vários núcleos espalhados no estado do Ceará, e descreve a experiência exitosa da criação de um núcleo de hidroterapia. O objetivo do trabalho é relatar a experiência do surgimento do programa e como se trabalha a promoção da saúde dos idosos. O texto destaca ainda que a participação em grupos de idosos traz amplos avanços e modificações na vida dos participantes, as atividades realizadas contribuem para o reconhecimento e valorização, tanto pelos familiares como pela sociedade em geral e é de grande importância na busca de se obter melhor qualidade de vida.

 

Os trabalhos foram divididos em duas categorias, exposição oral e apresentação em pôster. Cada categoria foi subdividida em eixos: no eixo e-Saúde e Informação foram selecionados 33 trabalhos; no eixo Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade, 130 trabalhos; no eixo Transparência e Controle na Gestão Pública, 49 trabalhos; no eixo Escuta e Participação Social, 80 trabalhos; e no eixo Governança e Regionalização, 53. Deste total, 169 foram aprovados no formato oral e 176 no formato pôster.

 

A II EXPOGEP aconteceu em Brasília, de 2 a 6 de fevereiro de 2014, e promoveu a troca de experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos.

CONGRESSO INTERNACIONAL: O mesmo trabalho também será apresentado em apresentação oral e será publicado na forma de resumo expandido nos anais do 11º Congresso Internacional Rede Unida, que ocorrerá em Fortaleza de 10 a 13 de abril de 2014.

Nesse mesmo evento outro trabalho do Sgt BM Domingos Neto “A Implementação de Politicas Públicas voltadas à pessoa com deficiência: Formação e percepção de alunos de um curso de Gestão Em Saúde” será exposto em apresentação oral.