CBMCE reforça fiscalização no Centro da Capital

20 de março de 2014 - 12:02

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, aumentando a eficiência dos serviços preventivos da Corporação, reforçou o serviço de vistorias técnicas adotando uma estratégia de Blitz Educativa na malha central. O foco das referidas vistorias é orientar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais do Centro da cidade quanto às atitudes preventivas de combate à incêndio.

O objetivo é uniformizar e adequar os sistemas de prevenção às atuais normas técnicas auxiliando, assim, a atuação dos bombeiros no atendimento das ocorrências nesses estabelecimentos e minimizando os possíveis danos provocados por sinistros de incêndio.

A ação aconteceu nesta manhã (18) com a distribuição de 7 equipes com 4 vistoriantes divididos para atender toda a área.

Como se certificar?

– Edificações com área acima de 750m² ou áreas de alto risco devem procurar um profissional habilitado, que no Estado do Ceará são engenheiros mecânico e eletricista com pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, engenheiros civis e arquitetos. Após a solução encontrada para cada edificação e o seu risco específico apresentado pelo profissional contratado, deverá ser apresentado o Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico da edificação na Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE para análise e aprovação.

– Edificações com área total construída maior que 750m² e/ou mais que 2 pavimentos e edificações de reunião de público com população superior a 100 pessoas também precisam de projetos contra incêndio e pânico elaborado pelos profissionais especificados acima e passarão também pela aprovação da CAT.

– Edificações com área total construída inferior a 750m² passam pelo processo simplificado que também deverá ser apresentado na CAT, para aguardar vistoria do bombeiro vistoriante técnico.

– Outros casos específicos devem ser consultados através da Lei 13.556/04 – CBMCE.

Ressaltamos que a certificação deverá ser renovada anualmente na Coordenadoria de Atividades Técnicas do CBMCE, localizada à Rua Liberato Barroso, 1400 – Bairro Jacarecanga – Fortaleza/CE.