SBRESC/NBS desenvolve projeto de Cinoterapia.

28 de fevereiro de 2014 - 00:30

A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – SBRESC, componente da estrutura do Núcleo de Busca e Salvamento – NBS do Corpo de Bombeiros, foi criada em 13 de agosto de 2007 e fica situada na 4º Seção de Bombeiros, no quartel do Conjunto José Walter, tendo como Comandante o Major QOBM Lino José Rodrigues Filho, Subcomandante o Cap QOBM José Alexandre da Silva Junior, contando com efetivo de 6  resgatistas e 11 cães, dentre as raças Labrador, Pastor Belga e Boiadeiro Australiano.

A SBRESC tem a finalidade de atuar em trabalhos de busca, resgate e salvamento em áreas rurais, urbanas e áreas de desabamento, dos quais podemos citar a busca de pessoas perdidas em matas vivas ou em óbito, ocultação de cadáver, deslizamento com soterramento e busca de pessoas em escombros, utilizando cães como ferramenta de trabalho de grande importância, devido ao seu olfato mais aguçado que consegue sentir odores dos mais diversos, graças aos seus 200 milhões de partículas olfativas que, por meio de partículas de ar soltas no ambiente, localizam de forma precisa pessoas e materiais nas mais diversas situações.

Inovando em suas atividades, atualmente o SBRESC exerce o Projeto de Cinoterapia, onde proporciona ajuda no tratamento de crianças especiais através dos animais. A criação desse projeto segue o modelo criado em 1792, no retiro York, centro clínico para pessoas com necessidades especiais, na Inglaterra.

O Projeto Cinoterapia no Estado do Ceará teve seu inicio em 26 de setembro de 2012 na sede do Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Maria Nogueira – Caeesp estando à frente o Major QOBM Luiz Onofre do Nascimento Filho. Através de uma parceria entre Caeesp e Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará representado pela Seção de Busca Resgate e Salvamento com Cães – SBRESC, tendo engajamento de todo o efetivo da seção somado ao trabalho voluntário do Sargento Antônio Vilmar Monteiro Prudêncio, criou-se o Projeto Cinoterapia tendo em vista o resultado benéfico do tratamento com animais na melhoria e na recuperação de pessoas com necessidades especiais ou que sofreram algum trauma.