Hemoce lança campanha de doação para o mês de novembro

1 de novembro de 2013 - 17:54

O mês de novembro é de comemoração. Há 30 anos o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, ao lado dos doadores voluntários, começou a escrever a sua história.

Proporcionando um atendimento de excelência à população, o Hemoce, através do seu incansável trabalho diário, ajudou a salvar milhares de vidas. Também em novembro, no dia 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Por conta dessas duas datas, o Hemoce organizou um mês com uma programação especial para os doadores voluntários, pacientes e seus familiares.

Nesta terça-feira (05/11), acontece a cerimônia de lançamento da campanha intitulada EU ME IMPORTO: SOU DOADOR DE SANGUE. O evento terá inicio às 10h, na Recepção do Doador (entrada pela Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), com uma homenagem ao humorista João Neto, o Zé Modesto, e a presença de Bené Barbosa, o Papudim. O evento terá inicio com a apresentação do coral do Hemoce, o Hemocanto, e finalizará com o show de humor do Zé Modesto.

Também fazem parte do quadro de atividades organizadas pelo Hemoce as coletas durante todos os domingos de novembro no Hemocentro Coordenador, das 7h às 13h, buscando facilitar a vida dos doadores voluntários que não tem tempo de doar durante a semana. Neste período, O Posto de Coleta do IJF não terá atendimento aos domingos.

O Hemoce No dia 23 de novembro de 1983 a primeira doação de sangue foi realizada na sede do Hemocentro Coordenador em Fortaleza. O primeiro doador voluntário foi José Calls Gaspar Júnior ou Dr. Cals, que era na época chefe do setor de Sorologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. A partir desse histórico dia, o número de transfusões aumentou, o Hemoce ampliou seus serviços e se tornou o responsável pela atuação em âmbito estadual, no que se refere a Hemoterapia e Hematologia. Hoje, o Hemoce possui quatro Hemocentros Regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá), e um Hemonúcleo em Juazeiro do Norte.

Além das doações de sangue e de proporcionar tratamento para pessoas que possuem algum tipo de coagulopatia hereditária ou hemoglobinopatias, o Hemoce, desde o ano 2000, é responsável pelo cadastro de possíveis doadores a medula óssea, contabilizando 120 mil pessoas cadastrados no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Em 2008 começou a realizar o transplante autólogo de medula, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e esse ano, o Ministério da Saúde autorizou a realização do transplante de medula alogênico.

A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano.

Serviço: Lançamento da campanha de doação de novembro

Local: Hemocentro Coordenador – Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo

Horário: 10h